Pergunta de um milhão de reais: você já ouviu falar em disco de corte? Sabe para que serve e como usá-lo? “Palma, palma, não priemos cânico”, como  dizia o maior super herói que esse planeta já fabricou, o Chapolin Colorado.

Os discos de corte são utilizados em máquinas portáteis, tanto elétricas quanto pneumáticas. Servem para o trabalho de cortes de variados tipos de materiais, como aço (vergalhões, tubos e barras), alumínio, cerâmica, pvc e pedras.

São indispensáveis na construção civil e também nas serralherias e oficinas. Só que, mesmo sendo bastante populares, nem sempre conhecemos todas as práticas de conservação, manutenção e utilização desses produtos.

Para ajudar na utilização correta deste material, preparamos este conteúdo focado no assunto. Fique com a gente!

Os variados tipos de disco de corte

Os tipos de disco de corte são o que dá precisão na hora de cortar pisos, blocos de concreto, alvenaria, madeira, entre outros materiais.

Na hora da compra, é importante saber qual material, o tipo de ferramenta na qual o disco vai ser utilizado e a quantidade que será usada no trabalho. 

Confira abaixo as classificações mais comuns para esses acessórios:

  • Disco de corte diamantado

O disco de corte diamantado é um dos mais utilizados e possui subtipos para se adequar a cada trabalho. Seu uso é indicado para ferramentas como a Serra Mármore e resulta em cortes precisos e com ótimo acabamento.

Dentro dessa categoria, encontramos três variações:

  • Disco diamantado com banda contínua (refrigerado)

É um disco uniforme, sem nenhuma entrada ou dentes, usado para cortar pisos e revestimentos cerâmicos. Os cortes são precisos e com acabamento uniforme, garantindo que a peça não trinque durante o processo. Existem também discos específicos para corte de porcelanatos, mármores e granitos.

  • Disco diamantado com banda segmentada 

São usados em materiais de fundação (parte cinza da obra) como concreto, tijolos, granito, refratários, dentre outros. 

A superfície do disco possui “dentes” separados por cisões. Essas aberturas ajudam a diminuir a temperatura gerada no atrito entre o disco e o material na hora do corte.

  • Disco de corte diamantado turbo

Une as funcionalidades dos dois tipos de disco de corte anteriores. Tem uma superfície contínua, com alguns furos na parte interna e ranhuras nas bordas. 

Ajuda a produzir cortes com acabamento extremamente perfeito para que a peça seja instalada no tamanho necessário. Serve para cortes de concreto, refratários e tijolos

  • Disco de corte para aço inox

Para os cortes de metais, são utilizados discos de corte para aço inox. O material é resistente, porém fino, o que faz com que se desgaste facilmente.

É “renomado” nas serralherias, em máquinas estacionárias (fixas) e portáteis. O resultado do corte é bastante preciso nesses tipos de materiais. 

  • Disco de corte para madeira

A madeira também exige um tipo de disco de corte específico. Por isso, possuem bordas e entradas que tornam o movimento mais confortável, já que a borda contínua do disco evita o seu travamento no material, assim como trancos e vibrações.

Cutting a metal pipe with a splash of spark. the pipe is clamped in a vice. man’s hands hold a grinder. old iron vise, rusty pipe. electric tool, working with metal, cutting with a disc, close-up

  • Disco de corte para uso geral

Por último, temos o disco de corte para uso geral, que pode ser utilizado para o trabalho com diversos materiais mencionados acima.

Na hora da compra, é importante ter atenção ao diâmetro do disco, que deve ser compatível com o da máquina, e a função, que pode ser corte, desbaste ou polimento. 

Agora você já sabe o que é um disco de corte e quais são os principais tipos disponíveis no mercado. Aqui na Beny você encontra diversos tipos de discos de corte com disponibilidade, qualidade e preço baixo. 

Entre em contato pelo WhatsApp (92) 99132-0835. Ou nos chame nas redes sociais @benylareconstrucao.