Espelho, espelho meu, existe coisa mais reconfortante do que ter o chão de casa sempre limpo e brilhante? É uma tarefa tão árdua quanto gratificante.

O que muita gente ainda não sabe, além de como ganhar dinheiro fácil na internet (existe isso?), é como deixar o piso mais reluzente que os olhos da pessoa amada. 

Mas fique tranquilo: a arte de encerar não é um bicho de sete cabeças, no máximo cinco. Mentira! Não é tão difícil quanto você pensa. E vamos provar que é mais fácil do que tirar doce de criança (inclusive esse ditado não faz sentido algum, porque não existe nada mais difícil).

Aqui na Beny nós trabalhamos com a Polylar. Você sabe o que é? A Cera Auto Brilho Polylar é um produto para pisos,  exceto pisos laminados de madeira, porcelanatos, mármores e cerâmicas vitrificadas. Além disso, forma um filtro transparente de alto brilho resistente ao tráfego, água e detergentes.

Modo de usar

Certifique-se que o piso a ser encerado está limpo. Caso o piso apresente acúmulo de cera, utilize o Mágico removedor de sujeira pesada. Após a lavagem, espere até que o piso esteja totalmente seco. 

Espalhe de maneira uniforme a cera e deixe secar por 30 minutos. Se necessário, aplique uma segunda camada e aguarde secar. Para conservação de rotina, lave o piso com detergente neutro.

Fizemos um passo a passo de tudo o que é necessário fazer para ter o chão da sua casa como novo. Preparado? Então mãos à obra!

Saiba exatamente a história do seu piso

Muita gente ao se mudar resolve fazer uma obra e descobre um piso cheio de rachaduras e aspecto opaco. Isso é bastante comum, principalmente nas superfícies de madeira. Neste caso, é provável que o material já tenha sido encerado pelos antigos residentes. 

Para saber se isso ocorreu, é só passar a mão pelo piso e se atentar ao toque. Se for fácil sentir os desníveis sutis da madeira, é porque ela nunca foi tratada. Caso não consiga sentir nenhum sinal de madeira crua, use um pano com aguarrás ou outro diluente para limpar uma pequena parte do piso. 

Se o pano voltar com manchas amarelas ou na cor marrom, é porque o piso foi encerado anteriormente. Mas se o pano não denunciar nada, provavelmente o chão apenas passou por um acabamento.

Hora de retirar o que foi feito anteriormente

O acabamento e o enceramento, após algum tempo, começam a não fazer mais efeito. Pode ser que a camada superficial ainda visível sobre o seu piso esteja toda riscada ou desgastada, o que aponta para um tratamento imediato. 

Por isso, antes de encerar a área novamente, é necessário remover os últimos resquícios da reforma anterior. O método mais indicado é usar uma enceradeira ou uma máquina de raspagem. Os equipamentos são capazes de remover os resquícios da antiga enceragem completamente, sem falhas. 

Mas se você não pode contar com esse mecanismo, não “prie cânico”, como dizia Chapolin Colorado: dá para fazer tudo manualmente apenas com algumas palhas de aço presas no cabo de uma vassoura. 

Esfregue o chão lentamente até que toda a cera antiga saia por completo e então varra a área para tirar as últimas partículas soltas.

Adivinha?? Hora de aplicar a cera

Nesta fase é importante saber exatamente o tipo de madeira da sua casa antes de comprar o material, porque existem muitas ceras disponíveis no mercado, cada uma mais adequada a um determinado modelo de piso. 

Feito isso, você pode aplicar a cera devagar em um pano seco e bem macio, de preferência um que não solte fiapos. Isso é importante porque evita que os fios entrem nos rejuntes do seu chão.

Depois de cobrir todo o piso, espere secar por algumas horas. Você terá certeza que está completamente seco quando sobrar só o esmalte, ok? Para finalizar e fazer o polimento que dará o toque final na sua cerâmica, cubra as cerdas da sua vassoura com uma flanela e esfregue.

Os cuidados a serem tomados diariamente

Jamais (jamé, nunca, nunquinha) lave seu piso de madeira. Isso pode gerar mofo, manchas e ainda deixar o chão com um cheiro desagradável. O ideal mesmo é apenas limpar com um pano seco e macio e varrer as principais impurezas regularmente. 

Uma vez a cada seis ou doze meses você pode renovar a enceragem do piso, para que a superfície esteja sempre reluzente. Se seu piso for de pedra ou cerâmica, o processo deve ser feito duas vezes ao ano. Ou seja, a cada seis meses.

Se a cera ficar descolorida em alguns pontos específicos, você pode esfregar ou mesmo utilizar uma lixa para dar uniformidade ao ambiente. E esteja sempre atento a arranhões.

Ficou com alguma dúvida? Esclareça-a agora mesmo pelo WhatsApp (92) 99132-0835. Ou nos chame nas redes sociais @benylareconstrucao.