Você já reparou que a beleza de uma obra está nos detalhes? Construir um imóvel não é apenas colocar blocos, telhados e esquadrias de alumínio, mas se preocupar com o acabamento e todas as particularidades que dão qualidade ao serviço.

A colocação do piso nas edificações, por exemplo, é uma etapa que merece toda  a atenção do pedreiro ou azulejista. Afinal, cerâmicas e porcelanatos dão vida aos ambientes e, por isso, precisam ser assentados corretamente.

Antes de iniciarmos as dicas, vale uma reflexão. Se você estivesse no Show do Milhão, apresentado por Silvio Santos, e a pergunta que valesse o prêmio final fosse: “o que são niveladores e espaçadores?” Você saberia responder? Se a resposta for não, este é o seu lugar. E se souber, também.

O nivelador é um conjunto de produtos (clipes e cunhas) utilizado para um melhor assentamento de pisos e revestimentos. Com diversos tamanhos, os acessórios são uma ferramenta para instalação.

Niveladores de piso servem para igualar o piso ou revestimento do ambiente, garantindo um acabamento de alta qualidade e diminuindo as chances de possíveis imperfeições no assentamento do piso ou revestimento.

Ok, e o espaçador?

O espaçador é uma peça de plástico, em forma de cruz, cuja finalidade é auxiliar na instalação de revestimentos. Além de facilitar o trabalho, o espaçador cruzeta garante um acabamento mais refinado, já que os espaços entre as cerâmicas ficam idênticos.

Eles são ideais para espaçar e alinhar revestimentos diversos com mais facilidade e economia de tempo. Usado para assentar cerâmicas, porcelanatos, azulejos e pedras para revestimento, o espaçador cruzeta garante um espaçamento uniforme e a percepção estética imediata ao fim da construção.

Agora que já sabemos a função de cada um, vamos para o questionamento inicial: qual é o melhor e que tamanho preferencialmente você deve usar em sua cerâmica?

Atualmente há quatro tipos de niveladores disponíveis no mercado, cada um com seus valores, então genericamente vamos descrever a melhor opção. Nós trabalhamos com a marca Cortag, especialista no segmento e com qualidade garantida em todos os produtos.

Nivelador com pressão por clips e cunha

O mais moderno e eficiente nivelador de porcelanato é o que precisa da cunha para se ajustar ao nível certo. A base dele é em formato de clips e é considerado no mercado o mais preciso e rápido, pois a instalação é fácil e a segurança de estar no nível é praticamente automática.

Primeiro você aplica a argamassa no contrapiso devidamente alinhado e logo após o porcelanato, antes da aplicação das próximas peças, coloque dois clips niveladores, em cada lado da peça, que devem ser colocados alguns centímetros antes das extremidades.

A próxima peça de porcelanato deve ser instalada. Entre elas, ficará a distância do clips nivelador, que são de 1mm, 1,5mm, 2mm e 3mm. Repita essa sequência até finalizar a área a ser revestida.

Após esse momento, para finalizar, você coloca a cunha dentro da abertura do clips nivelador. Com o alicate de tração, tracione a cunha contra o clips nivelador de porcelanato até que as peças fiquem alinhadas.

Nivelador e espaçador “robozinho”

Outro nivelador de porcelanato, também conhecido popularmente como robozinho, tem um sistema parecido com o anterior, mas, em vez de utilizar cunhas e alicate, a pressão é feita com as mãos.

Esse espaçador possui abas laterais que, ao serem pressionadas, empurram a peça de porcelanato para baixo até ficarem niveladas. É uma boa opção, porém tem sua desvantagem: possui apenas um nível de pressão, diferentemente da cunha, que permite inúmeros níveis de pressões.

Espaçador tipo cruzeta

É o espaçador mais antigo. Com garantia de nivelamento muito baixa, o produto possui o formato de uma “cruz”, que deve ser colocada na junção de quatro porcelanatos, e em pé a cada lateral.

Porém, para tentar nivelar o porcelanato, o profissional precisa aplicar repetitivos golpes com um martelo de borracha contra o porcelanato e verificar com o tato e a olho nu se houve o nivelamento. Esse produto é barato e o mais utilizado em instalações baratas de cerâmicas.

Espaçador reutilizável

É uma união entre nivelador de porcelanato e cruzeta, sendo uma versão mais moderna deste último citado. Apenas o apoio e a visão do azulejista são necessários para manter a nivelação aproximada. Tem um preço acessível como a cruzeta, mas tem a vantagem que pode ser reutilizável.

E o melhor é…

Cada qual tem sua função e qualidade, mas a escolha da maioria dos profissionais azulejistas justifica sua fama. O nivelador de porcelanato com clips e cunha niveladora do modelo largo é o que mais garante qualidade.

O nivelamento é certo e gera um ganho de 50% do tempo devido a velocidade de assentamento. Isso tudo lhe garante o primeiro lugar Ou seja: se deseja qualidade, essa é a escolha correta!

Ficou com alguma dúvida? Esclareça-a agora mesmo pelo WhatsApp (92) 99132-0835. Ou nos chame nas redes sociais @benylareconstrucao.