Sabe quando lhe contaram que o ditado correto é “esculpido em Carrara” em vez de “cuspido e escarrado”? Foi como se seu mundo tivesse caído, né?! E se afirmarmos que “broca” não necessariamente tem a ver como estar brocado? Às vezes o mundo é cruel demais. 

Brocas são ferramentas cortantes utilizadas para fazer furos cilíndricos. São usadas através de uma ferramenta chamada berbequim, que faz com que a broca gire e corte o material, perfurando-o.

Na hora de usar a furadeira, uma das dúvidas mais comuns é sobre os tipos de brocas. Afinal, nem sempre é fácil decidir qual é a indicada para a superfície e para o serviço a ser realizado.

A escolha certa, contudo, faz toda diferença tanto na facilidade quanto no resultado final do trabalho. 

Para entender qual modelo usar, a principal dica é conferir o diâmetro do furo a ser aberto e o material a ser perfurado. Quer entender mais? Vem com a gente!

Qual a importância de escolher o tipo certo de broca?

A broca pode ser encontrada em diversos materiais, mas existem diferenças significativas no corpo e na ponta que permitem o item a se adaptar melhor ao uso.

Também é costume encontrar as brocas em kits de diferentes tamanhos, o que altera o diâmetro do furo que será feito em cada uma delas, indo dos pequenos aos maiores.

Por isso, escolher o tipo certo de broca faz toda a diferença no resultado final, tanto na segurança quanto na facilidade do trabalho. Afinal, usar a broca errada pode danificar tanto a sua furadeira quanto a superfície de trabalho.

Ficou claro a importância da escolha adequada? Esperamos que sim. Que tal vermos em detalhes os principais tipos de brocas? 

Se a ideia é perfurar uma superfície de madeira, existem seis tipos de brocas que podem ser usadas. Confira quais são elas:

  1. Broca de 3 pontas

Também chamada de broca de aço carbono, é indicada para perfurar diversos tipos de madeiras e é fabricada, normalmente, em aço carbono. Esse material confere à broca maior resistência ao calor gerado pela perfuração da madeira. 

Como o próprio nome sugere, essa broca possui 3 pontas na extremidade, o que confere mais firmeza durante o trabalho e um acabamento mais limpo. 

As suas pontas também ajudam na hora de perfurar a madeira – a central funciona como guia e evita que o ponto inicial escape durante a perfuração e as outras duas ajudam no processo.

  1. Broca escariadora

Também conhecida como broca com escareador, é indicada para escarear furos na madeira. Ou seja, abrir mais o diâmetro na finalização do furo. 

Seu uso é muito comum na hora de realizar rebaixos ou chanfros nos furos, de forma a permitir que a cabeça do parafuso fique embutida na madeira. 

A principal vantagem dessa broca é que, com apenas uma ferramenta, é possível furar e escarear ao mesmo tempo.

  1. Broca chata

A broca chata possui uma grande variedade de tamanhos e é usada para fazer furos ou rebaixos com diâmetros maiores. Ela é indicada para aqueles furos em madeira que não precisam de um acabamento fino.

Essa broca é composta por uma ponta central que, quando bem afiada, posiciona e estabiliza a broca durante a furação e extremidades que abrem o furo de acordo com o diâmetro desejado.

Atenção: devido à angulação de corte da broca chata, o fundo do rebaixo não será totalmente plano.

  1. Broca serpentina

Indicada quando é preciso realizar trabalhos rápidos na madeira. Seu nome é dado devido ao seu formato em espiral, com uma ponta parecida com um parafuso. 

Com ela, você conseguirá avançar rapidamente e terá muito mais facilidade na hora de perfurar uma superfície de madeira. 

A broca serpentina deverá ser usada quando se deseja fazer um furo profundo sem muito esforço – e quando o acabamento é importante, já que ela permite furar sem arestas de corte e sem lascas de madeira.

  1. Broca forstner

Possui uma função similar a da broca chata, sendo usada para fazer furos ou rebaixos com diâmetros maiores. Também é a mais indicada quando se deseja realizar rebaixos na instalação de dobradiça de caneco – presente na maioria dos armários.

A vantagem da broca forstner é que ela possui um formato circular e assim consegue equilibrar melhor as forças na hora de manter a posição desejada do furo.

  1. Broca de pua

Para usar essa broca, será preciso empregar um arco de pua. Ele é uma ferramenta manual que faz perfurações profundas. Só que para esse tipo de trabalho, você deverá ter bastante força para conseguir um furo grande, de qualidade e com bom acabamento.

Tão importante quanto conhecer os tipos de brocas, no trabalho com metal é essencial ficar de olho na velocidade. O ideal é usar uma velocidade menor para não correr o risco de queimar a broca e perder seu fio de corte. Então, fique atento à velocidade recomendada pelo fabricante da broca.

  1. Broca escalonada

É empregada para realizar furos em chapas de metal. Seu nome vem do seu formato, cônico e com degraus. Ela oferece um excelente acabamento com pouco aquecimento. 

Pode ser empregada também para a rebarbação de furos, eliminando resíduos e evitando a deformação do material. Outra vantagem é que essa broca permite escalar o furo, ou seja, aumentá-lo de acordo com o diâmetro desejado.

  1. Broca de aço rápido

Essa broca é usada para fazer furos em chapas metálicas. Ela possui um formato helicoidal e uma haste cilíndrica. 

Sua operação exige cuidado, sempre com o uso de fluido de corte para lubrificar e resfriar a ponta da broca, evitando que o calor excessivo desgaste o fio de corte.

As brocas para concreto, em geral, são feitas de ligas mais duras que as de madeira e furam concreto, cerâmica e mármore. Nem todas possuem corte afiado, já que algumas vezes a furadeira é usada na função martelete.

Ou seja, a furadeira é usada para causar impacto na superfície a ser furada, rachando a área e facilitando a abertura do furo.

  1. Broca de vídea

Também conhecida como broca de metal duro, ela é indicada para furos em materiais resistentes, como concreto, granito e mármore. 

Identificar esse tipo de broca não é difícil, já que ela possui a ponta com formato de flecha, que é mais larga que o corpo da broca.

Isso evita que o cavaco gerado pela perfuração trave a broca dentro do furo, além de dar mais rapidez e agilidade ao trabalho.

  1. Brocas de encaixe SDS

Esses tipos de brocas são divididos em:

SDS MAX: usada para marteletes superiores a 4 kg;

SDS PLUS: usada em marteletes de até 4 kg.

Essas brocas são usadas para perfuração profissional em mármores, concretos, tijolos, granitos e alvenarias em geral.

Além de mais resistentes que as brocas normais, elas ainda contam com um sistema de encaixe especial na furadeira que previne possíveis deslizes durante a perfuração no material.

  • Broca para vidro

O vidro é bastante delicado e por isso exige o uso de uma broca específica, chamada de broca diamantada. Ela também pode ser usada para perfurar outros materiais, como mármore, granito e porcelanato.

A diferença é que a sua ponta conta com um revestimento de diamante, o que oferece mais qualidade no acabamento do furo, pois o diamante tem uma dureza elevada e oferece bons resultados com materiais mais duros.

Além dessas, também existe a broca multiconstruction que, como o nome indica, pode ser usada em diversas superfícies como metal, madeira, concreto, plástico, entre outros. 

Sua ponta de metal duro garante a durabilidade e a qualidade durante a perfuração, além dos seus gumes de corte bem afiados.

Outra opção bem conhecida é a broca serra copo, usada para fazer furos maiores. Existem diâmetros diferentes e opções de serra copo para madeira, pedras e outras superfícies.

Além de identificar os melhores tipos de brocas, fique atento também ao mandril: a parte da ponta da furadeira onde a broca será encaixada. Ela tem suas medidas em polegadas e frações, que referem-se à circunferência mínima que a broca deve ter para que o mandril a segure.

Por exemplo: um mandril de 1⁄2 polegada (13mm) suporta brocas de 2 a 13 milímetros de diâmetro. Já o mandril de 3/8 polegada (10mm) suporta brocas de 0,8 a 10 milímetros. O mandril de 5/8 (16mm) suporta brocas de 3 a 16 milímetros de diâmetro.

Vale acrescentar que existem outros tipos de mandril: Mandril de aperto rápido e mandril SDS.

Neste conteúdo, você aprendeu que existem vários tipos de brocas. Escolher a ideal é essencial para um trabalho mais seguro e de qualidade. 

Para encontrar a broca certa, confira o tipo de material a ser perfurado, o diâmetro do mandril e o tipo de furo que você deseja fazer.

Agora você já sabe o que são brocas e quais são os principais tipos disponíveis no mercado. Aqui na Beny você encontra variados modelos a disposição, com qualidade e preço baixo. 

Entre em contato pelo WhatsApp (92) 99132-0835. Ou nos chame nas redes sociais @benylareconstrucao.