Você que segue a gente desde quando tudo era mato (rs), sabe que, no blog anterior, falamos sobre como escolher o tipo ideal e a melhor cor para seu rejunte.
Agora chegou a vez da matemática. Isso mesmo, meu caro e minha cara! Se você cursou humanas achando que tinha se livrado das ciências exatas, achou errado. A matemática sempre volta para te assombrar.
Acredite se quiser: para evitar desperdícios de rejunte e economizar em sua obra, você vai precisar saber o cálculo correto. A sua sorte é que estamos aqui para ajudar. Siga a leitura até o final!
Cálculo de rejunte
Uma das tarefas necessárias de uma obra é administrar a quantidade de material que será usado durante todo o tempo da operação.
O cálculo de rejunte entra na atividade do profissional, porque é nessa hora que ele terá noção da quantidade que vai gastar e também o tempo de execução desta etapa da obra.
Exemplo: se há uma sala de 70m² com piso já colocado esperando o rejunte, qual será a quantidade de rejunte para preencher as juntas? Quanto mais rejunte, menos tempo de serviço. Por outro lado, há muito desperdício.
Você fica maluco com tantas contas na hora da reforma? O Pró-reforma é uma ferramenta gratuita, que calcula as quantidades de produtos e serviços e o orçamento total da reforma em poucos cliques.
Com ela, você agiliza o seu trabalho, compara custos e benefícios, entrega um serviço de qualidade e sem transtornos para você e seu cliente.
O cálculo do rejunte não é tão simples, já que não basta apenas calcular o metro quadrado da área a receber o material. Há outras considerações. Você vai precisar incluir os seguintes itens no seu cálculo:
- Espaçadores de piso
- Tamanho do piso ou placa – (largura, comprimento e altura)
- Área total
Calcular quantidade de rejunte por metro quadrado
Teoricamente, 1 kg de rejunte é capaz de cobrir 3m² de área, já que para cada metro quadrado é gasto ⅓ de quilo de rejunte. Mas, como dissemos acima, há outros detalhes que podem estimar mais ou menos os gastos com o material.
Para aprender como calcular o rejunte por metro quadrado, vamos seguir o exemplo de uma área de 70m², considerando itens como pisos 53 x 53 e espaçamento de 2mm.
Piso
- Largura (A): 535 mm;
- Comprimento (B): 535 mm;
- Altura (C): 4 mm.
Rejunte
- 2 mm de espaçamento “D” e 1,58 de coeficiente de rejuntamento, chamado de “CR”.
Cálculo do consumo de rejunte
Seguindo a equação abaixo, vamos ao cálculo completo da quantidade de rejunte que será consumida por 70m² de área, levando em consideração todos os itens explicados acima.
Quantidade de rejuntamento
Kg/m² |
(A + B) x C x D x CR
(A X B) |
Qual a quantidade de rejunte por metro quadrado?
Coeficiente de Rejuntamento
- kg/m² = (535+535) x 4 x 2 x 1,58 / (535 x 535) = 0,05 kg/m²
- 0,05 x 70 = 3,3 kg.
Lembra que, em teoria, 1kg de rejunte faz 3m² de área de piso?
No cálculo de rejunte, essa estimativa não se confirmou, porque há outros elementos que geralmente são levados em conta (como o tamanho do piso) para saber exatamente como calcular o rejunte em uma obra ou reforma.
Mas se a conta estiver muito difícil, sempre tem uma solução: você pode usar as calculadoras online e fazer uma cotação.
Gostou das dicas? Para mais informações, entre em contato pelo WhatsApp (92) 99132-0835. Ou nos chame nas redes sociais, @benylareconstrucao.
[…] blogs, com certeza estava aqui quando ajudamos a escolher não só as cores ideais, mas também a calcular a quantidade necessária de rejunte para evitar desperdícios nas […]