Aprovar projeto, planejar gastos, estruturar construção, levantar edifício, cobrir, regularizar piso, instalações elétricas… São muitos detalhes para se atentar durante uma obra até chegar no momento de aplicar os azulejos e pisos. 

Por isso, é importante continuar acompanhando de perto cada etapa do processo, para que tudo esteja como sempre sonhou. A escolha do rejunte é uma grande decisão no projeto e o primeiro passo a ser dado.

Tipos de rejunte

Há no mercado três diferentes tipos de rejunte: cimentício, acrílico e epóxi. E a decisão correta entre essas opções é o que vai garantir o acabamento e um visual agradável ao revestimento.

Sugestões para facilitar a escolha do rejunte:
SALAS E QUARTOS

Porcelanato, cerâmica ou pastilha de vidro: rejunte cimentício. Tem acabamento áspero e facilidade de limpeza baixa.

BANHEIRO, LAVANDERIA, COZINHA E GARAGEM

Porcelanato, cerâmica ou pastilha de vidro: rejunte acrílico. Tem acabamento liso e facilidade na limpeza média.

PISCINA E FACHADA

Piscina, porcelanato, cerâmica ou pastilha de vidro? Para não ter esfarelamento de rejunte, é indicado o do tipo epóxi. Tem acabamento liso facilidade na limpeza alta. Na fachada, tem que ser o rejunte cimentício.

Além dos tipos, definir a cor do rejunte também é importante, devido a capacidade de trazer efeitos decorativos para o ambiente e oferecer maior destaque às cerâmicas escolhidas.

É claro que, além da estética, você sempre deve pensar na funcionalidade. 

Isso porque o rejunte faz o preenchimento das juntas e frestas entre as peças dos revestimentos e oferece vedação, além de atuar como impermeabilizante. Por esses pontos é crucial escolher um rejunte de boa qualidade (e da cor certa). 

Não sabe como fazer isso? A gente te ajuda! Siga a leitura até o final!

Como acertar na escolha da cor do rejunte?

Além de contar com uma paleta maior de cores, o poder do rejunte passou a ser valorizado para compor um ambiente e destacar os revestimentos.

  • Qual o estilo do ambiente?
    Você não pode escolher a cor do rejunte sem antes responder uma pergunta: “qual estilo eu quero para o meu ambiente?”. A resposta diz se você vai priorizar a uniformidade ou o contraste entre o revestimento e o rejunte.Se o estilo da sua decoração é mais “clean”, o ideal é que você escolha a cor do rejunte que mais se aproxime da tonalidade do porcelanato a ser aplicado no ambiente.Dessa forma, você obterá um efeito de continuidade e harmonia, como se as peças fossem uma só.  Em busca desse efeito uniforme e harmônico, tornou-se comum o uso da junta seca, principalmente em paredes decorativas.

    Esta técnica consiste em encostar uma peça na outra sem usar rejunte entre elas. Porém, esse tipo de aplicação tem algumas restrições, uma vez que as laterais dos porcelanatos não contam com uma proteção contra a penetração da água.

    A primeira dessas restrições é a recomendação que essa aplicação seja feita em ambientes internos, livres das tensões causadas pelas variações de temperatura. Por um lado, os porcelanatos devem ser retificados.

    Por outro, não podem ser utilizados na cobertura de pisos ou revestimentos existentes, assentamento sobre paredes de gesso acartonado e em ambientes como saunas, lareiras e pisos aquecidos.

    Nessas situações, o melhor é investir em fugas menores e rejuntes com cores não contrastantes.

    Mas se a intenção é ousar na decoração, enfatizar as linhas retas do ambiente ou destacar alguma característica diferenciada do porcelanato, você terá que brincar com as cores do rejunte.

    Optar por tonalidades fortes é uma boa ideia para destacar um revestimento texturizado ou de cor marcante, por exemplo.

    Em resumo, o primeiro passo para escolher corretamente a cor do rejunte é entender o que você quer para o ambiente, o que deseja ou não destacar.

    A partir dessa definição, será mais fácil excluir as opções que não combinam com o estilo escolhido. Assim, você ficará livre para pesquisar e testar entre as opções mais assertivas de cores.

  • Conheça as opções disponíveis no mercado
    A escolha da melhor cor do rejunte para a sua obra passa por muitas pesquisas. Afinal, para poder escolher, você deve primeiro conhecer as opções disponíveis no mercado.Dessa forma, você conseguirá ampliar o seu leque de ideias e até mesmo poderá encontrar a cor ideal em meio a opções que você nem conhecia.A pesquisa é importante não apenas por causa da cor, mas também para conhecer os inúmeros tipos de acabamentos existentes.

    Informações como essa, você só irá conseguir buscando referências ou através de pesquisas nas lojas por variações do mesmo produto.

  • Testar é fundamental
    Para ter certeza que a cor escolhida é a certa, não é recomendado decidir com base somente no que é mostrado na embalagem ou cartela de cores.Isso porque não há nenhuma garantia de que as tonalidades são fiéis às do rejunte e a chance de enganos e frustrações são grandes.Uma dica é solicitar uma amostra do rejunte e colocá-la entre as peças, a fim de ter certeza que a cor é a que você deseja para a sua obra.
  • Avalie a facilidade de limpeza do dia a dia
    Para fugir do visual encardido ou esverdeado do rejunte, era comum a escolha por tons escuros, a fim de tentar disfarçar esses problemas. Porém, esse medo não precisa mais ditar a escolha da cor do rejunte para a sua obra.Hoje é possível ter um produto antimofo, antifungo e livre de porosidade. Ou seja, sem acúmulos de sujeira, livre das manchas e possibilitando uma limpeza mais fácil e rápida. Apenas a água é o suficiente para limpar o rejunte.
Afinal, qual é a cor do rejunte certa para o meu ambiente?

A melhor cor de rejunte para a sua obra é aquela que está de acordo com o estilo que você imaginou para o ambiente. E que continue do mesmo jeito ao longo dos anos, sem alterar por causa de manchas ou acúmulo de sujeiras. 

As opções devem ser pesquisadas, testadas e não se recomenda escolher uma cor só pela descrição da embalagem ou por uma cartela. Independentemente da opção, é fundamental contar com um produto que ofereça qualidade.

Gostou das dicas? Para mais informações, entre em contato pelo WhatsApp (92) 99132-0835. Ou nos chame nas redes sociais, @benylareconstrucao.