Indispensável para a construção civil, a desempenadeira é composta por uma base que pode ser de madeira, plástico ou metal, lisa ou dentada, e uma alça para apoio.

É usada para eliminar ondulações e desníveis em rebocos e argamassa, assim como para realizar rejuntes. Entretanto, se você já procurou por essa ferramenta alguma vez na vida, já deve ter percebido que existem vários tipos.

E agora? Quando usar cada uma? Qual escolher para sua construção ou reforma?

Abaixo, confira a lista de tipos de desempenadeira que podem ser usadas para aplicar porcelanato, revestimentos, pisos, cerâmicas, criar texturas, aplicar cimento, entre outras “coisitas” mais.

É um modelo usado por quem deseja um acabamento liso. Tem a base metálica lisa e reta e facilita o acabamento em argamassa, rebocos,  pisos de concreto e gesso.

Ajuda a aplicar esses produtos e revestir superfícies, oferecendo um acabamento plano.  Existe um tipo de desempenadeira lisa específico para aplicação e acabamento de gesso. Pode ser feita de madeira, plástico ou metal.

É o modelo que não pode faltar em uma obra que envolve aplicação de pisos e revestimentos.

Seus dentes criam sulcos que ajudam na fixação de revestimentos e pisos, garantindo durabilidade e qualidade para aplicação em azulejos, peças cerâmicas e pedras naturais.

Quando possuem dentes de 6 mm, são utilizadas para pastilhas de porcelana e vidro. Já os dentes 8 mm auxiliam no revestimento de pisos e paredes.

Super dentada em U

Se você está em busca de um tipo de desempenadeira ideal para porcelanato e grés, essa é a opção perfeita.

Possui dentes com raio de 10 mm e espaçamento uniforme. Essas características facilitam a aplicação e ampliam a vida útil da instalação.

Desempenadeira de borda redonda

É usada em aplicações que tem como base o concreto e cimento. Permite a criação de texturas e queima de pisos de cimento.

Também é a opção ideal para alisamento de concretagem.  Sua borda arredondada ajuda no acabamento e contorno de pilares e tubos.

Desempenadeira de plástico, que também tem bordas arredondadas, ajudam na criação de texturas e efeitos para decoração de superfícies, como o revestimento grafiato.

Essa desempenadeira é revestida com espuma de 2cm de espessura. Sua densidade é especialmente desenvolvida para nivelar massas, argamassas e monocapas.

Se o seu objetivo é criar um acabamento em massa fina, esse tipo de desempenadeira é o mais indicado.

Desempenadeira emborrachada

Este tipo de desempenadeira também é uma opção para gerar acabamentos lisos. Entretanto, é mais usada para rebocos, rejuntamento, remoção de excessos de rejunte, e pode substituir a esponja.

Como o próprio nome sugere, é usada especialmente para criar efeitos e texturas. Também é um modelo de desempenadeira de plástico e pode ser usada, inclusive, para criar texturas em cantos e curvas.

Mini com borracha

Assim como a desempenadeira para texturização, esse modelo é usado para criar efeitos com os materiais que são aplicados nas paredes. Pode ser usada, inclusive, em texturas que envolvem o uso de tintas.

Esse tipo é usado, comumente, para facilitar o acabamento de argamassas de revestimento ou de contrapiso.

E aí? Já sabe qual entre os tipos de desempenadeira, é o ideal para a sua obra?

Pode ser que você precise de mais de uma desempenadeira para realizar todos os trabalhos que deseja na sua reforma. Por isso, torna-se interessante encontrar um local que reúne tudo o que você precisa.

 Para mais informações, entre em contato pelo WhatsApp (92) 99132-0835. Ou nos chame nas redes sociais, @benylareconstrucao.