O mármore e o granito são as pedras mais utilizadas para pisos, revestimentos e bancadas. Esses materiais são muito duráveis ​​e agregam sofisticação ao ambiente em que são aplicados.

Saber como limpar ambos evita que você tenha problemas com a aparência do ambiente devido a manchas de respingos ou mesmo o efeito do tempo.

Para deixar sua casa ainda mais bonita, preparamos 5 dicas de erros que você deve evitar na hora de limpar mármore e granito. Confira:

Evite produto químico que contém ácidos

O mármore é uma pedra porosa, por este motivo é necessário  ter muito cuidado com os produtos que aplica sobre ela. Alguns produtos podem oxidar e danificar a pedra. Portanto, não se deve usar alvejantes, solventes, detergentes em pó, querosene, ácido muriático ou qualquer outro agente cáustico.

A mesma coisa ocorre com o granito, embora não seja uma pedra tão porosa, ele também não pode ser exposto a esses produtos.

2. Utilizar palha de aço

Evite passar palha de aço no granito ou no mármore, isso impede que as superfícies fiquem riscadas.

3. Não usar limpadores e detergentes apropriados

Para evitar manchas em revestimentos de pedra, limpe-os com produtos de limpeza e detergentes adequados para elas.

Nunca use limpadores não específicos em mármore ou granito, pois eles certamente desgastarão suas superfícies, opacas, envelhecidas e possivelmente com marcas que não podem mais ser removidas.

4. Não ter impermeabilizado devidamente o mármore ou granito

Ao selar uma peça de mármore ou granito, você evita que vários tipos de líquidos entre rapidamente no material, isso também permite uma limpeza oportuna para evitar danos à superfície.

É importante lembrar que o selante vai desgastando com o tempo. Isso quer dizer que você precisará impermeabilizar seu mármore regularmente para prolongar ainda mais sua vida útil. Para garantir uma boa conservação, recomenda-se realizar esta manutenção pelo menos uma vez por ano.

O processo de impermeabilização não altera a estética do mármore e evita diversos tipos de manchas. Por isso, procure uma empresa especializada em serviços que mantenham intactas as belezas naturais das pedras.

5. Não limpar as superfícies com frequência

Bebidas como refrigerantes, vinagre e suco de limão devem ser mantidas longe da bancada ou, caso caiam, devem ser removidas rapidamente para evitar marcas no material.

Qualquer coisa derramada na bancada deve ser limpa o mais rápido possível para garantir que não haja manchas. Outra recomendação é jamais usar a bancada  de granito como tábua de cortar, pois ela deixará arranhões e cortes.

Gostou das nossas dicas? Então veja mais em nosso blog.