O revestimento é uma das principais etapas da construção de um imóvel, especialmente porque reflete as preferências pessoais dos moradores.

Com tantos tipos de acabamento disponíveis no mercado, pode surgir a dúvida: em qual apostar na hora da reforma ou construção?

A resposta para essa questão é bastante individual, mas algumas dicas podem ajudar você a encontrar o melhor padrão.

Se você está pensando em construir ou reformar, conhecer as tendências do mercado é um grande passo, afinal elas podem valorizar o seu imóvel.

Para ajudar nessa missão, preparamos um guia com os tipos de acabamento em alta no setor de decoração. Confira a seguir quais são os mais utilizados e saiba como destacar o seu cantinho com personalidade.

Como planejar os revestimentos da casa?

Vai construir ou reformar? Então, provavelmente, você já está ciente de que um planejamento é a chave para evitar atrasos na obra ou mesmo imprevistos desagradáveis com o seu imóvel.

A escolha dos materiais certos impacta diretamente na estrutura e na harmonia entre móveis, paredes, pisos e azulejos.

O primeiro passo para acertar nos tipos de acabamento escolhidos é compreender o contexto da residência.

Como assim? Avalie o tipo de imóvel que você considera sinônimo de conforto, praticidade e estilo. Em seguida, verifique também as condições climáticas da sua cidade.

Nem todo acabamento se dá bem com ambientes úmidos ou gelados, por exemplo. Apostar em revestimentos de madeira pode exigir maior necessidade de manutenção, enquanto mármores e granitos esfriam os cômodos.

Os tipos de acabamento mais utilizados no momento

Que tal algumas dicas para planejar a sua reforma ou construção? Preparamos uma lista com as principais tendências em acabamentos, com dicas de ambientação e contexto para aplicá-las. Confira:

Estilo rústico

Uma das principais tendências em revestimento e decoração é o estilo rústico. Os tipos de acabamento em madeira remetem a um ar acolhedor das fazendas e casas no campo.

Porém, não é só o material que faz a diferença ao compor o efeito rudimentar na estética da residência.

Madeiras com texturas grossas e irregulares fazem do acabamento rústico uma excelente forma de equilibrar a estética simétrica dos imóveis. O estilo “por fazer” dá o charme em paredes e móveis.

Quando o assunto é tipos de acabamentos de tinta, uma das estéticas queridinhas do momento é a utilização de cores e texturas industriais. Cinzas, pretos e foscos são a sensação dos empreendimentos modernos.

A textura de cimento queimado ou de lousa, que permite gravuras e escrita em giz, pode quebrar a seriedade de qualquer ambiente.

Se você quer decorar uma parte da casa gastando pouco, pintar uma só parede com cores escuras dessa temática é uma dica excelente.

Moderno, descolado e cheio de personalidade, o cimento queimado traz ainda a vantagem de ser resistente ao tempo e fácil de manter.

Mármores e granitos

Apesar de visualmente parecidos, o mármore e o granito são diferentes quanto à resistência do material. Os tipos de acabamento em granito são mais fortes em relação ao mármore, além de serem mais duradouros.

Outra vantagem desse material é poder utilizá-lo tanto em ambientes internos quanto externos. Já o mármore é geralmente recomendado para cômodos internos, como banheiros e cozinhas, limitando-se a fins específicos de revestimento.

Entre os tipos de textura, as cristalizadas e polidas são mais frequentes em banheiros, enquanto as jateadas, em peças antiderrapantes.

Paredes texturizadas

Pastilhas, tijolinhos, papéis de parede… não faltam ideias para repaginar uma parede de um jeito criativo.

As texturas criam sensações que quebram o padrão de um ambiente e são ótimas maneiras de dar um novo ar para a sala, o quarto ou a cozinha gastando pouco.

Entre os tipos de acabamento para paredes versáteis que nunca saem de moda, os estilos grafiato e chapiscado tradicionais (aquela parede que “pinica”) dão lugar a novas texturas e formas.

As cores vívidas e pinceladas em arranjos e desenhos deixam o ambiente despojado e moderno com técnicas lineares e cheias de estilo.

Outro material já conhecido do mercado de revestimento que também ganhou uma nova cara nos últimos tempos são os tipos de acabamento em MDF.

Eles são os queridinhos dos móveis planejados e, nas novas versões, há modelos, formatos e cores que se adaptam a qualquer tipo de ambiente.

Para imitar o rústico das madeiras gastando pouco, o laminado ganhou a vez entre os modelos de pisos mais comprados no mercado.

Já a fórmica é a preferida para móveis de cozinha, já que possui um acabamento liso e fácil de limpar – e também pintar, caso você deseje mudar o tom do móvel.

Chegou ao veredito sobre os tipos de acabamento ideais para a sua casa? Construir e decorar um ambiente do jeitinho que sempre sonhamos é o desejo de muita gente e, com algumas dicas, as escolhas ficam mais fáceis e claras, né?

Quer outras dicas legais para o seu imóvel? Acompanhe o blog da Beny.