Depois de meses a fio de obra, a casa ou apartamento dos seus sonhos está finalizada. Agora só falta colocar as mobílias do seu jeitinho, para que fique tudo ainda mais perfeito.

Nesse momento, é mais que recomendável lembrar de colocar as cortinas, afinal você não quer que aquela vizinha fofoqueira fique bisbilhotando onde não deve, não é mesmo? Mas como escolher? Siga a leitura.

As cortinas ideais podem deixar sua casa aconchegante, o vão da pia mais bonito, e a hora do banho sem molhadeira! Agora, para tudo isso acontecer, é importante acertar nas medidas delas!

Se errar o tamanho, de duas, uma: ou vai sobrar ou faltar tecido. Quer saber como medir cortinas? Vem com a gente, porque nós separamos um guia prático para lhe ajudar!

Cortinas de parede inteira: muito chique!

As cortinas presas no varão que cobrem a parede toda fazem o ambiente parecer maior ou mais alto. Elas vêm na medida padrão de 2,50m ou 2,90m de altura por 2m a 4m de largura.

O caimento perfeito delas cobre toda a janela sem deixar nenhum vão e nem arrastar no piso. Para medir, use uma fita métrica (ou trena) e verifique a altura do chão até o varão ou trilho.

O pé direito das casas é geralmente de 2,60m ou 3m. O ideal é que a cortina fique pelo menos 10 centímetros mais curta que isso, ok?!

Portanto, se o pé direito for de 3m, invista numa de 2,80m de altura. E se for de 2,60m, aposte numa cortina entre 2m a 2,50m. Já a largura tem que ser de 15cm a 20cm maior que a janela.

Isso vale em especial pros modelos blecautes, que bloqueiam totalmente a luz. Já para quem adora um franzido bem bonito, o ideal são os modelos 50cm maiores. E se quiser cobrir toda a parede, meça a largura total dela!

Por exemplo: numa janela de 2m por 2m e um pé direito de 3m, o ideal seria uma cortina de 2,50m por 3m de largura ou uma de 3m x 3m.

Cortinas de janela para quartos e salas

Se você decidiu instalar uma cortina que cobre só a janela e não a parede, é importante primeiro saber a largura dela.

Some mais 20cm para criar a sobra mínima de tecido de 10cm de cada lado e ter certeza que não vai ficar curto nas laterais.

Já para medir a altura ideal, use a trena na altura que instalou o varão ou trilho até a borda abaixo da janela. A cortina deve ser 15 a 20 centímetros mais comprida.

Assim, se sua janela é de 2 X 2m, por exemplo, a medida mínima que a cortina deve ter é 2,20 X 2,20m. Isso para ficar mais esticadinha. Se quiser franzida, aposte na medida 2,50m de largura x 2,20m de comprimento.

Cortinas de janela para cozinhas

Se a cortina de janela for para sua cozinha, o cálculo precisa ser diferente para ela não ficar longa demais em áreas que podem sujar com alimentos ou produtos gordurosos.

Por isso, meça a largura como se fosse pra instalar uma cortina de janela tradicional, deixando 10cm de sobra para cada lado ou 50cm para uma versão mais franzida!

Já no comprimento, use a fita métrica para marcar a altura do trilho até o início do frontão da pia da cozinha. A barra ou bico rendado ideal não podem passar de 20cm para baixo da janela.

Na janela de 2 X 2m, o ideal é que a largura da cortina seja de 2,20m ou 2,50m X 2,20m de comprimento no máximo, combinado?

Já a cortina de banheiro é feita para evitar que a água do banho espirre ou escorra para fora da área do box e molhe todo o cômodo, né?

Por isso, você deve medir a altura do varão até o chão e procurar um modelo que tenha exatamente a mesma altura ou seja um pouquinho maior para não deixar um vão embaixo por onde a água vai escapar.

Para saber a largura, é só medir o varão e acrescentar mais uns 20cm de cada lado para a cortina não acabar curtas nas laterais.

Se o varão for oval ou em forma de L, coloque mais 10 centímetros, porque quando a cortina faz a curva pra fechar, perde um pouco de metragem no final, sabia?

A medida padrão dela geralmente é de 1,35m até 2m de largura por 1,98m de altura, já que a altura do varão fica em média a 1,90m do chão.

A sobra de 8cm é perfeita para cobrir o piso, principalmente se no seu banheiro não tiver um degrau alto para evitar vazamento de água fora do box.

Dicas extras
  1. O ideal é que a largura da cortina seja duas vezes o tamanho da janela. Se a largura da janela for de 1,5m, para ter uma cortina com franzimento e gomos definidos, o correto é uma cortina com 3m de largura.
  2. Se você tem um ambiente alto, instale a cortina entre o teto e a parte superior da janela (procure aplicar de forma centralizada), mas se o ambiente for baixo, procure instalar a cortina bem acima dela, para não dar a impressão de uma janela achatada.
  3. As cortinas longas são mais elegantes, porém, a decisão de encostarem ou não no chão é pessoal. Caso você opte por deixá-la encostar no chão, é bom se atentar para que a mesma não prejudique a circulação e não acumule sujeira. O ideal é que toquem levemente o piso.
  4. O varão também é fator importante! Para vedar a luz corretamente, ele deve passar 20 centímetros de cada lado da janela, ou seja, ser 40 centímetros mais largo do que a mesma.
  5. Ao comprar uma cortina pronta, não esqueça que a medida e o consumo são informações diferentes. A medida é o tamanho que a cortina terá após ser instalada, e o consumo é o tamanho da cortina esticada, antes da instalação.

Gostou das dicas? Para mais informações, entre em contato pelo WhatsApp (92) 99132-0835. Ou nos chame nas redes sociais, @benylareconstrucao.