Se você acompanha nossos blogs, com certeza estava aqui quando ajudamos a escolher não só as cores ideais, mas também a calcular a quantidade necessária de rejunte para evitar desperdícios nas obras.

Pois bem, agora vamos ajudá-los a realizar a limpeza do rejunte após sua aplicação. Quer saber como? Primeiro é primordial que saibamos a importância do rejunte em cada obra.

O rejunte é essencial para a vedação dos revestimentos, visto que sem ele a área pode ficar úmida, levando à infiltração. Além disso, o rejunte traz um acabamento uniforme para todo o material instalado.

Contudo, é necessário ficar atento na limpeza pós-obra. E não demore para limpar esse rejunte. O recomendado é que você deve eliminar o excesso de rejunte do piso no máximo 30 minutos após a aplicação.

Essa prática reduz o risco de manchas no chão e torna a limpeza muito mais fácil. Mas se você está aqui exatamente porque esse tempo passou e você nem se deu conta, não há motivo para pânico.

Existem algumas misturas caseiras que ajudam a reduzir os danos. Para aprender como limpar o excesso de rejunte do piso, é só continuar a leitura até o final!

Limpeza de rejunte em cinco passos
  1. O processo de limpeza deve acontecer no máximo 30 minutos após a aplicação do rejunte;
  2. Separe um pano limpo e, com ele ainda seco, remova a “poeira de obra”, que geralmente fica no piso, ao redor do rejunte;
  3. Após essa etapa, umedeça um pano limpo, ou uma esponja limpa, e passe sobre o excesso de rejunte, com a finalidade de removê-lo. Não use detergente neutro ou qualquer outro tipo de produto;
  4. Após a secagem e frisagem, elimine o excesso de produto com um pano seco;
  5. Depois de 15 dias de aplicação de rejunte, escove o piso com água e detergente neutro e enxágue.

Dessa forma, você terá um piso limpo e sem riscos de manchas. Caso você tenha esperado mais de 30 minutos para realizar a limpeza, o risco de manchas é maior, mas indicamos que siga o mesmo processo.

Como limpar o rejunte seco do piso?

Após a finalização da obra, é importante manter uma rotina de limpeza dos rejuntes, que possuem a função de vedar o piso, evitando a entrada de sujeira nas frestas.

Por isso, além de estética, o cuidado também está relacionado com a  finalidade de proteção ao piso.

Nessa etapa de manutenção, é aconselhável o uso de produtos específicos para rejunte. Eles vão ajudar a eliminar todo o tipo de sujeira, mantendo o aspecto natural da peça, sem que você precise investir muito esforço no processo.

Em ambientes como a cozinha, é interessante que você use um produto desengordurante, periodicamente, para garantir a manutenção do espaço.

Por outro lado, evite produtos abrasivos. Eles podem causar manchas permanentes tanto no rejunte quanto no piso ou revestimento.

De maneira geral, criar uma rotina de limpeza, que faça a manutenção constante do rejunte, vai evitar que você tenha problemas maiores com a peça e ainda vai garantir que o esforço seja menor a cada sessão de limpeza.

Gostou das dicas? Para mais informações, entre em contato pelo WhatsApp (92) 99132-0835. Ou nos chame nas redes sociais, @benylareconstrucao.