Não tem um dono ou dona de casa que não tenha uma caixa de ferramentas guardada na área de serviço.

E é como diria aquele grande filósofo contemporâneo: “o jogo de chaves está para a mecânica da mesma forma que o calor está para Manaus”.

Por isso que hoje vamos falar dos tipos de chaves mais comuns na hora de fazer aquelas comprinhas nas lojas de materiais de construção.

Não que seja mais vista que formiga, mas com certeza é mais fácil de achar que ursos pandas. São elas: Allen (não alien), Torx (não tórax), Fenda e Fixa. Entendeu? “É FIXA, BROTHER”.

Chave allen

Uma chave muito utilizada em praticamente todas as indústrias e oficinas é a chave allen.

Também conhecida como chave hexagonal, a chave allen é uma ferramenta que possui um pino de seis lados, geralmente em cromo vanadium, e passa por tratamento térmico para aumentar a resistência.

Ela serve para apertar ou soltar parafusos com cabeça sextavada. As bitolas das chaves allens são medidas em polegadas ou milímetros. As mais usadas na linha automotiva são a chave allen 7mm, chave allen 17mm, chave allen 12mm e chave allen 19mm.

A chave allen é fabricada em vários tipos, como em L, que pode ser curta ou longa. Ela é usada como uma alavanca para aperto e desaperto rápido. As que possuem o cabo T facilitam a aplicação em áreas de difícil acesso, por possuírem uma haste mais longa.

Outra opção é com a haste reta, modelo que se assemelha ao das chaves de fenda, porém com a cabeça sextavada. Por fim, há também o tipo soquete, que é usado onde se necessita de um torque mais alto.

Basta você decidir qual é a sua necessidade e qual espaço para trabalho e a força que pretende inserir.

Chave allen abaulada

A chave allen abaulada é uma ferramenta na qual a ponta, também sextavada, possui um abaulamento, permitindo inclinar em até 30 graus e utilizá-la para dar aperto em ângulo. É muito utilizada para apertos em lugares de difícil acesso.

Chave Torx

Servem para tirar aquele parafuso complicado e de difícil acesso. Aqui, você encontra modelos que todo mecânico ou operador gostaria de usar para facilitar seu trabalho.

Dependendo do acesso, alguns preferem as chaves avulsas, longas, curtas, com cabo T, com guia (furo na ponta da chave torx) ou em canivete para manusear melhor.

Também há quem prefira adquirir um jogo de torx em vez das ferramentas avulsas, pois assim tem todas as opções para executar vários serviços.

E qual é o modelo ideal para cada tipo de serviço? Veja abaixo:

  • Chave torx longa: para lugares de difícil acesso;
  • Chave torx com cabo T: para facilitar o manuseio da chave e ter mais precisão no aperto do parafuso;
  • Chave torx canivete: alguns clientes preferem ter todos os modelos reunidos e usar o canivete como apoio para executar o trabalho, pois assim é melhor para segurar a chave e é possível aplicar mais força;

Soquete torx: basta ter o cabo de força de 1/2 , 3/4 ou 3/8, encaixar e dar o torque que necessita.

Chaves de Fenda e Philips

Talvez sejam as chaves mais simples e comuns dentro de toda a mecânica. As chaves de fenda e philips possuem formatos conhecidos e são amplamente utilizadas em praticamente todas as indústrias.

São também indispensáveis para ter em casa ou no escritório, pois a grande maioria dos objetos e utensílios possuem parafusos. Tenha sempre na sua caixa ou maleta de ferramentas as principais chaves de fenda e phillips.

As principais bitolas para ambas as chaves são 1/8, 3/16, 1/4 e 5/16. Existem opções maiores e menores, mas essas citadas são as mais vendidas.

A chave de fenda, utilizada para soltar parafusos que na sua cabeça possuem uma fenda reta, é talvez a chave mais simples em todo o ramo ferramenteiro.

É uma ferramenta extremamente fácil e possui as vantagens de ampla difusão de parafusos deste tipo em diversas máquinas e equipamentos.

Sempre precisamos dessa chave pois temos notebooks, videogames, aparelhos domésticos, celulares e eletroeletrônicos com parafusos bem complicados de tirar.

Chave de fenda cruzada

A chave philips, também conhecida como chave fenda estrela ou chave fenda cruzada, é muito similar à chave de fenda, com a diferença de que a sua ponta tem um formato de cruz.

Ela acaba sendo mais usada em equipamentos eletrônicos que têm mais precisão e precisam ser bem vedados. O parafuso em cruz é mais forte no aperto e, por isso, é imprescindível o uso da chave phillips.

Ela é muito importante para quem trabalha com eletricidade, ajuste de chuveiros e tomadas. Esses profissionais não podem ficar sem essa chave cruzada.

Chave fixa

A chave fixa, também conhecida como chave de boca, é a ferramenta que possui uma abertura em cada lado, o que se assemelha com o desenho de uma boca. Com essa abertura, é possível segurar porcas e parafusos para apertos.

São fabricadas em diferentes formatos, tipos e materiais: há algumas que possuem apenas um lado. Os materiais variam de aço carbono (que são as mais simples) a cromo vanadium (que é uma liga de aço especial), passando pelas chaves com acabamento niquelado (que facilitam a limpeza).

Existem também as de bater, para receber impacto, que são usadas em canos e tubulações industriais que exigem uma alavanca para serem desapertadas.

Agora você já sabe quais são os principais tipos de chaves disponíveis no mercado. Aqui na Beny você encontra diversos modelos com disponibilidade, qualidade e preço baixo.

Entre em contato pelo WhatsApp (92) 99132-0835. Ou nos chame nas redes sociais @benylareconstrucao.