Quem nunca foi criança e colocou o dedo na tomada para ficar com o cabelo mais espetado que o do Super Choque?

Ou nunca precisou tapar o buraco dessa mesma tomada com medo dos seus filhos ou pets serem tão malucos da cabeça quanto você era em sua infância?

Brincadeiras à parte, você sabe qual a diferença entre as tomadas de 10 e 20 ampères? Primeiro uma informação simples: uma tomada elétrica é um ponto de conexão que fornece eletricidade a um plugue.

Pegou as referências mais simples? Pronto para as mais complexas? Bora lá! As tomadas elétricas mais comuns têm dois terminais, fase + neutro (no caso de monofásico), ou fase + fase (no caso de bifásico).

Temos também algumas tomadas e plugues que têm um terceiro pino, denominado terra. Existem também outros tipos com mais terminais, como o de 3 (corrente trifásica), 4 ou mais, normalmente para uso na industrial.

O objetivo de diferenciar as tomadas de 10A e 20A é evitar que os equipamentos com plugues de 20A (maior potência) sejam inseridos em tomadas de 10A (menor potência).

Não é recomendado, mas os plugues de 10A podem ser conectados nas tomadas de 20A. Foi necessário criar esta distinção para garantir a segurança dos consumidores, evitando que os equipamentos de maior potência sejam ligados em tomadas que fornecem menor potência.

O padrão de 10A tem plugues com pinos menores e tomadas com orifícios menores (diâmetro de  4 mm). Este padrão é utilizado pela maioria dos equipamentos do dia a dia, como TVs, carregadores de celular e computadores.

É recomendado este tipo de tomada em ambientes como salas, quartos e escritórios. Em uma tomada de 10A, a capacidade de corrente total dos equipamentos conectados a ela não deve exceder 10A.

A potência máxima permitida em uma tomada de 127  volts, por exemplo, é de 1270 watts (127V*10A). Já para tomadas de 220 volts, a potência máxima permitida é de 2200W (220V*10A).

O padrão de 20A tem plugues com pinos e tomadas com orifícios mais grossos (diâmetro de 4,8 mm).

Este padrão é utilizado por equipamentos que exigem maior capacidade, como geladeira, microondas, aspirador de pó, forno elétrico, máquina de lavar roupas, secadoras, entre outros.

É recomendado ter este tipo de tomada em ambientes como cozinhas, banheiros e lavanderias. Não se deve fazer uso de vários aparelhos ligados à mesma tomada de 20A.

Cada equipamento elétrico cuja corrente seja maior do que 10A deve ter um circuito elétrico específico para este aparelho.

Em uma tomada de 20A, a capacidade de corrente total dos equipamentos conectados a ela não deve exceder 20A.

A potência máxima permitida em 127V é de 2540W (127V*20A). Já para 220V, a potência máxima permitida é de 4400W (220V*20A).

Padrão brasileiro de tomadas e plugues

Antes da padronização, o consumidor tinha mais de doze tipos de plugues e oito tipos de tomadas diferentes, o que tornava necessário o uso indevido de adaptadores.

Em alguns casos, os formatos e as potências distintas dos equipamentos tornavam o ato de ligá-los uma ameaça à segurança do usuário.

Desta maneira, entendendo o impacto que a mudança poderia originar, o Inmetro resolveu certificar os adaptadores, fazendo com que a transição fosse mais tranquila.

E logo foram adotados os novos padrões de tomadas e plugues. Este novo padrão adota alguns critérios para evitar que o usuário tenha problemas de segurança.

Tomadas e plugues específicos

Além de utilizar tomadas e plugues específicos para cada tipo de equipamento, deve-se atentar aos cabos que ligam essas tomadas.

O novo padrão brasileiro de tomadas visa evitar acidentes com choques elétricos. Para tal, as tomadas possuem um novo formato, em poço.

Esse formato dificulta o contato do dedo com a corrente elétrica e impede que seja inserido somente um pino do plugue.

Os novos plugues têm um sistema que evita sobrecarga e aquecimento, além de propiciar melhor acoplamento com seus terminais.

Esses fatores tornaram o plugue mais seguro e também econômico, uma vez que eles evitam a perda de energia.

Agora você já sabe quais são as principais diferenças entre as tomadas de 10 e 20 amperes. Aqui na Beny você encontra diversos modelos com disponibilidade, qualidade e preço baixo.

Entre em contato pelo WhatsApp (92) 99132-0835. Ou nos chame nas redes sociais @benylareconstrucao.