Manaus, 3 horas da manhã. Do lado de fora, uma chuva torrencial, com raios e trovões. As palmeiras, no entanto, não se mexem. Sem energia e sem um ventinho sequer. Sensação térmica: 35º.

Você sua pelas axilas e estende a rede no local mais ventilado da casa. Enquanto isso, olha para os céus e agradece por terem inventado o ar-condicionado. “Obrigado, Willis Carrier”, pensa.

O homem responsável por amenizar o calor amazonense tem nome e sobrenome. A maior invenção pós-roda, fogo e vaso sanitário, óbvio, aconteceu em 1902. Já pensou o que seria de nossas vidas sem essa descoberta?

Por isso, o alerta de hoje é: jamais desperdice esse “achado” da sociedade. Evite quebrar o aparelho que lhe oferece boas noites de sono. SEMPRE use o DISJUNTOR correto para seu ar-condicionado.

O disjuntor para ar-condicionado é um item obrigatório na instalação, visto que protege as instalações elétricas.

Quando uma corrente passa pelo disjuntor e ultrapassa o seu valor nominal, o dispositivo interrompe o circuito e impede o fornecimento de energia.

Por que usar um disjuntor para o ar-condicionado?

Usar um disjuntor com amperagem correta é imprescindível para a segurança de todos. Se você precisa de um disjuntor de 20A, mas usa um de 10A, por exemplo, o ar-condicionado “puxará” os 20A da instalação. Resultado: o aparelho pode aquecer excessivamente e causar um incêndio.

Como o ar-condicionado consome muita energia elétrica, ele precisa de um disjuntor exclusivo, que garanta a seletividade e a segurança dos circuitos elétricos.

Assim, se uma falha acontecer na corrente elétrica, o disjuntor (de amperagem correta) desarmará automaticamente, evitando falhas e um curto-circuito. Além disso, ele é um aliado para prolongar a vida útil do seu ar-condicionado.

Como? Impede que as suas peças sofram danos elétricos. Cada ar-condicionado do imóvel deve ter um disjuntor exclusivo! A segmentação por eletrodomésticos e ambientes é fundamental para proteger o circuito elétrico da sua propriedade.

Quem se lembra do incêndio ocorrido no Ninho do Urubu – alojamento dos times da base do Flamengo -, em 2019? A perícia constatou que a fatalidade ocorreu por problemas nos disjuntores, que não eram de amperagem adequada.

Como escolher o disjuntor para ar-condicionado?

Tão importante quanto escolher a marca do ar-condicionado é optar pelo disjuntor correto. Afinal, como já esclarecemos acima, o disjuntor deve ser escolhido de acordo com a potência do aparelho.

Cada disjuntor possui uma amperagem, que é definida de acordo com a potência do eletrodoméstico a ser ligado. Sempre confira a indicação do fabricante do ar-condicionado sobre a amperagem necessária para o disjuntor.

De forma geral, um ar-condicionado de 9 mil BTUs precisará de disjuntores entre 10 a 15 A. Já um modelo mais robusto, de 18 mil BTUs, precisará de um disjuntor de 20 A.

Caso o fabricante do seu ar-condicionado não indique no manual a corrente elétrica consumida pelo aparelho, faça o cálculo usando a potência elétrica. Também é possível encontrar tabelas prontas na internet.

Como fazer o cálculo

Para fazer esse cálculo, é preciso entender que potência elétrica (medida em Watts) é diferente da potência de refrigeração (medida em BTUs). Não use a potência de refrigeração para dimensionar os cabos e disjuntores.

Agora imagine um ar-condicionado Split Inverter de 11 mil BTUs, com 1200 W e uma tensão de 220V.

Vamos ao passo a passo do cálculo:
  • Encontre a corrente elétrica do ar-condicionado e divida a potência elétrica pela tensão elétrica. O valor nominal da corrente elétrica do ar-condicionado, neste caso, é: 1200W/220V = 5,45A);
  • multiplique o valor nominal da corrente elétrica pelo fator de serviço (1,25). O fator de serviço é a margem de segurança para o disjuntor não desarmar e seccionar o circuito enquanto o ar estiver em funcionamento.

Pelo nosso exemplo, a corrente elétrica usada como referência é de 6,81A. Além dessa informação, você também precisa conhecer as curvas do disjuntor. Para ares-condicionados, em geral, são usados disjuntores de curvas C.

A maioria das tabelas, no entanto, não conta com disjuntores de 6,18A. Por isso, a dica é selecionar um disjuntor com o valor de corrente acima do valor de referência. Ou seja: maior que 6,18A, que seria o de 10A, com curva C.

Os disjuntores com dois polos curva C são encontrados nas opções: 2A, 4A, 5A, 10A, 16A, 20A, 25A, 32A, 40A, 50A e 63A.

Fiação elétrica

Além do disjuntor, também é preciso atentar-se ao uso da bitola correta: o diâmetro do fio elétrico que conduz a energia do disjuntor até o aparelho.

A dimensão depende da quantidade de corrente elétrica que ele conduz, que é influenciada pela capacidade térmica do ar-condicionado.

Para aparelhos de 220V, você pode usar a seguinte tabela:
  • 9 mil BTUs: 2,5 mm²;
  • 10 mil BTUs: 2,5 mm²;
  • 12 mil BTUs: 2,5 mm²;
  • 15 mil BTUs: 2,5 mm²;
  • 18 mil BTUs: 2,5 mm²;
  • 21 mil BTUs: 4 mm²;
  • 30 mil BTUs: 6 mm².
Outros cuidados

É importante lembrar que a maioria dos modelos split apenas pode ser instalado em redes bifásicas ou trifásicas, pois ainda são poucos os modelos de 110V.

Caso a sua residência seja monofásica (110V), será necessário solicitar junto à concessionária de energia elétrica da sua cidade a liberação de uma rede extra, o que tornará a sua casa bifásica (220V).

A potência do ar-condicionado também influencia no tipo de rede utilizada. A maioria dos equipamentos com até 30 mil BTUs pode ser ligado à rede bifásica. Potências superiores a esse valor exigem o uso de uma rede trifásica (380V).

Apesar dessas informações estarem a um “google” de distância, ainda é comum ver profissionais colocarem dois ou mais aparelhos em apenas um disjuntor, elevando a amperagem do dispositivo.

Também existem aqueles que não usam disjuntor na instalação, o que compromete a vida útil do utensílio, que fica desprotegido.  Por isso, estar bem informado é essencial, assim como contar com bons profissionais.

Agora você já sabe qual é o disjuntor ideal para seu ar-condicionado. O melhor de tudo: aqui você encontra diversos modelos com disponibilidade, qualidade e aquele precinho beny que todo mundo conhece.

Entre em contato pelo WhatsApp (92) 99132-0835. Ou nos chame nas redes sociais, @benylareconstrucao.