“No princípio, Deus criou os céus e a terra. A terra estava informe e vazia; as trevas cobriam o abismo, e o Espírito de Deus pairava sobre as águas. E Deus disse: “Faça-se a luz!” E a luz foi feita.

E Deus viu que a luz era boa, e separou a luz das trevas”. E foi assim que nasceu o PLAFON. Ok, também teve uma pequena colaboração de Thomas Edison, o inventor da lâmpada elétrica incandescente (não confunda com indecente).

O que é plafon?

O plafon é um tipo de luminária versátil, capaz de fornecer iluminação direta, indireta ou a combinação de ambas.

São bastante eficientes para iluminar com qualidade, especialmente quando contam com fechamento iluminado, que uniformiza a luz emitida pelas lâmpadas.

Também ficam excelentes tanto em espaços mais técnicos quanto em áreas de descanso. As principais vantagens desse tipo de luminária são os bons preços, a praticidade de instalação e a gama de modelos.

Continue conosco para saber mais sobre o produto e aprender como usá-lo em casa!

Os plafons são fabricados em diversos formatos, cores, dimensões e materiais. Sua instalação pode ser sobreposta ou embutida.

Na primeira, a fixação pode ser feita em em qualquer tipo de teto, e o formato tridimensional do plafon é valorizado.

A segunda exige teto com forro em material que permita recorte, como o gesso. O resultado fica uniforme, uma vez que o fechamento do plafon se alinha com o restante da superfície.

Como os plafons são capazes de abrigar qualquer tipo de lâmpada compacta ou em bulbo (LED, fluorescente), a escolha do modelo dependerá do estilo decorativo e das funções de cada local.

Existem, ainda, os plafons de LED, que não precisam de lâmpadas: são muito práticos, oferecem ótima relação custo-benefício e já vêm prontos para a instalação!

Durante a escolha do modelo, o local onde cada plafon será utilizado é decisivo. Afinal, em cada ambiente da casa executamos tarefas diferenciadas, que exigem luminosidades compatíveis.

SETORES DE SERVIÇOS

Em home offices, cozinhas, lavanderias e banheiros, o ideal é utilizar plafons de iluminação direta, com lâmpadas na cor branca.

Na teoria, a iluminação direta reduz a chance de falhas em trabalho e estudo, bem como acidentes no manuseio de objetos cortantes e quentes. Além disso, a luz branca fria favorece o aspecto de limpeza.

Já em bancadas de refeições ou de manuseio de alimentos, o mais indicado é instalar iluminação de tarefa, para evitar sombras que prejudiquem a visibilidade.

Em espaços com umidade, o ideal é escolher um modelo com bom grau de proteção e fechamento contra água e resíduos, para garantir que nenhuma peça interna seja danificada por conta das partículas em suspensão.

Pela facilidade de limpeza, os materiais mais indicados para esses ambientes são o acrílico e os vidros translúcidos, que uniformizam a luz.

SETOR SOCIAL

Nas salas de estar, de jantar e nas varandas, por exemplo, os plafons com mecanismo de iluminação direta-indireta, combinados a lâmpadas em cor amarelada, ficam excelentes.

A tonalidade traz maior conforto aos ocupantes e clareia o suficiente para que atividades como leitura sejam desempenhadas sem esforço visual.

Nesses espaços, os plafons que combinam vidro ou acrílico a tecidos, metais ou cristais proporcionam um efeito excelente.

Em varandas gourmet, assim como nas cozinhas, é interessante adicionar uma luminária na área de preparo de alimentos. Pela ocorrência de chuva e ventos, os modelos de vidro e acrílico são as opções mais higiênicas e seguras.

SETOR ÍNTIMO

Nos quartos, onde você dorme e faz outras “coisitas mais”, os plafons de luz indireta são ideais. Não permitem o ofuscamento e, quando combinados à iluminação com temperatura de cor amarela, melhoram a qualidade do sono.

ATENÇÃO: é preciso verificar se o modelo de plafon é específico para luz indireta. Quanto aos materiais, a escolha é mais livre e depende do gosto dos usuários.

Para que a iluminação não pareça deficiente nos quartos, utilize spots para os armários, de modo que facilite a escolha de roupas e acessórios em qualquer hora do dia.

Agora que você sabe o que é plafon e conhece todas as suas utilidades, tem condições de escolher a melhor opção entre modelos amadeirados, com vidro, tecidos, metais e o que mais a sua criatividade permitir!

O melhor de tudo: aqui você encontra diversos modelos com disponibilidade, qualidade e aquele precinho beny que todo mundo conhece.

Entre em contato pelo WhatsApp (92) 99132-0835. Ou nos chame nas redes sociais, @benylareconstrucao.