No mercado atual, existe uma diversidade de luvas de segurança. A utilização desse equipamento de proteção individual, mais conhecido como EPI, também integra as Normas Regulamentadoras.

Criadas pela necessidade de proteger as mãos dos trabalhadores, as luvas de proteção podem ser encontradas em diversos modelos, tamanhos e materiais específicos para atender variados tipos de trabalho.

Elas devem conter o Certificado de Aprovação (CA) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Agora, Secretaria do Trabalho, para comprovar sua eficácia contra os riscos diários.

Além disso, serve para proteção contra diversos riscos, sejam mecânicos, químicos, biológicos ou outros, além de evitar acidentes no ambiente de trabalho.

Para ajudar na melhor escolha para a sua empresa e funcionários, elaboramos este artigo sobre luvas de segurança e alguns de seus variados tipos e utilidades. Boa leitura!

Luvas de Couro

As luvas de couro são equipamentos de proteção individual que garantem a saúde das mãos do trabalhador!

Como são confeccionadas com material resistente e durável, elas garantem que toda a área coberta fique protegida contra perfurações, queimaduras e demais riscos.

Contudo, existem diversos modelos e tipos, que variam de acordo com a ocupação e riscos aos quais o colaborador está exposto.

Assim, em situações que envolvam materiais como solda, madeira, graxa e demais produtos químicos, é importante que ela seja usada com frequência, para toda e qualquer situação que apresente perigo.

Luvas de Raspa

Esse acessório tem muita importância para assegurar o controle dos riscos contra as mãos.

Contudo, mesmo sendo uma ferramenta importantíssima para a realização de determinadas tarefas laborais, muitos colaboradores desconhecem as aplicações e outras informações sobre esse EPI.

A luva de raspa nada mais é do que o EPI que tem o objetivo principal de minimizar e neutralizar os riscos ocupacionais para as mãos dos colaboradores.

Tipos de luvas de raspa

Não há apenas um tipo de luva de raspa. Existem diferentes modelos, sendo os principais:

  1. luva de raspa 7cm;
  2. luva de raspa cano longo 20cm;
  3. luva de raspa de soldador.
Para quais tipos de trabalho elas são indicadas?

Esse equipamento de proteção é indicado basicamente para atividades industriais que representem riscos físicos para as mãos, tais como:

  • solda;
  • carpintaria;
  • metalurgia e outros serviços em geral, que exigem do colaborador o carregamento e manipulação de objetos abrasivos e escoriantes.

Imagine, por exemplo, como seria o trabalho de um soldador caso ele não conseguisse manusear a peça que está sendo soldada. Seria praticamente impossível realizar um trabalho eficiente.

As luvas de raspa protegem as mãos contra agentes mecânicos e térmicos, dependendo da proposta de cada modelo de luva, possibilitando que o colaborador manuseie peças abrasivas e em altas temperaturas, por exemplo.

Ela é composta por um material derivado da pele bovina, mas que precisa passar por uma etapa de putrefação e, posteriormente, processos químicos e mecânicos para a sua devida finalização. Cabe ressaltar que esse EPI é sensível à umidade.

Quando o couro entra em contato com a água, ele perde as suas propriedades físicas. Por isso, a limpeza das luvas de raspa sempre deve ser feita a seco, de modo a evitar que o material acelere o seu processo natural de desgaste.

Luva com Forro

Luva de segurança confeccionada em nitrila, revestimento interno em flocos de algodão e relevo antiderrapante na face palmar e ponta dos dedos.

Vantagens e Benefícios
  1. 100% nitrílica: livre de proteínas do látex.
  2. Antiderrapante: em formato diamante, permite o bom fluxo de líquidos, evitando que os mesmos se acumulem na superfície da luva.
  3. Diversas opções: com forro de algodão flocado para absorção de suor ou sem forro para melhor higienização e secagem.
  4. Modelos com opções de comprimento: 33 cm, 40 cm ou 45 cm. Para aplicações em diversas atividades.
  5. Formato anatômico: redução da fadiga muscular.
  6. Punho reto: permite maior ventilação. Além disso, evita que materiais fiquem impregnados no punho da luva.
  7. Redução de custos: luvas laváveis e reutilizáveis. Aumenta consideravelmente o ciclo de vida da luva e reduz os custos da empresa.

Indicada para trabalhos gerais leves e médios, protegendo o trabalhador contra agentes químicos e solventes, cáusticos, óleos e gorduras, especialmente animais, detergentes, diesel, gasolina, querosene, ceras, álcool, amônia e pesticidas.

Atividades como pintura, aplicação de vernizes, trabalho de higienização e limpeza, manuseio de carnes e alimentos (açougue, sala de cortes e outros). Pode ser utilizada sobrepondo luvas resistentes a corte ou térmicas para uma proteção impermeável.

Aqui você encontra luvas em diversos modelos com disponibilidade, além da qualidade e aquele precinho beny que todo mundo conhece.

Entre em contato pelo WhatsApp (92) 99132-0835. Ou nos chame nas redes sociais, @benylareconstrucao.