A diferença entre as telhas ondina e fibrotex

Telhas ondina ou fibrotex – entenda o melhor formato para não errar na escolha

Quando se pensa em construir ou reformar, é comum que surjam algumas dúvidas em relação a quais produtos utilizar, principalmente se tratando das telhas, um produto que possui uma vasta variedade de formatos e estilos. Então é importante e necessário entender as particularidades e saber diferenciá-las para escolher a que melhor se encaixa na sua obra, telhas ondina ou fibrotex.

Dentre os tipos existentes, selecionamos dois modelos para falar aqui, a ondina e a fibrotex, ambas de fibrocimento da marca Brasilit. Neste blog vamos mostrar a diferença entre as duas. 

Antes, vamos entender um pouco o que é o fibrocimento e para que servem as ondas das telhas?

O fibrocimento

É um composto de cimento com 10% a 15% de fibra de amianto, um material bastante flexível e resistente constituído por feixes de fibras, e é utilizado na construção de telhas para coberturas, placas de paredes, chapas onduladas, entre outros.

Confira aqui mitos e verdades sobre o fibrocimento.

Para que servem as ondas das telhas?

Elas auxiliam no escoamento da água da chuva, então telhas com uma maior ondulação abrem mais espaço para a água escoar. 

Ondina

A diferença entre as telhas ondina e fibrotex

Foto: Brasilit/reprodução

Uma telha que exemplifica a explicação acima. Com um um design diferenciado que proporciona praticidade na montagem, a telha ondina possui ondulações maiores que aumentam a vazão de escoamento da água. 

É um produto que agrega à estética da obra por ser bonito, e é ideal para usar em locais com maior visibilidade como na cobertura geral de uma casa, por exemplo. 

Clique aqui e confira as caraterísticas do produto.

Fibrotex

A diferença entre as telhas ondina e fibrotex

Foto: Brasilit/reprodução

Outro modelo prático e fácil de montar. A fibrotex é recomendada para obras temporárias e coberturas de baixo custo como canteiros de obras, chalés, entre outros. 

Clique aqui e confira as caraterísticas do produto.

Cumeeiras

Foto: Brasilit/reprodução

Na montagem das telhas na estrutura, a ponta delas não ficam totalmente seladas, então para cobrir e evitar a entrada de luz solar, infiltrações e até mesmo de insetos, é necessário utilizar esse produto para cobrir. Elas existem em vários formatos e materiais, inclusive de fibrocimento, uma para cada estilo e são fáceis de instalar.

Equipamentos necessários para instalação

Para instalar as telhas de forma prática, segura e eficaz, é preciso ter alguns equipamentos específicos que garantam esse bom resultado final. São eles: 

Equipamento de segurança como botas, capacete e luvas;
Parafusos galvanizados de 8mm x 110mm, com conjunto de vedação;
Serra mármore;
Furadeira;
Chave de boca;
Brocas (13mm);
Trena para medição;
Medidor de nível;
Esquadro;
Inclinômetro. 

O inclinômetro serve para calcular corretamente a posição de aplicação das telhas no telhado e, assim, garantir que aconteça o escoamento da água quando chover.

Outros cuidados que você ter durante a instalação, além dos equipamentos necessários, é garantir a posição correta de montagem das telhas na estrutura do telhado, o corte, o encaixe, a perfuração e a fixação exata. O produto não é difícil de montar, mas é preciso atentar-se aos detalhes para evitar possíveis retrabalhos e/ou perda de materiais. 

Também é recomendável o uso de tábuas durante o trajeto em cima das telhas montadas, para distribuir melhor o peso e evitar acidentes como a quebra do produto, cortes e quedas.

Confira abaixo um passo-a-passo de como fazer a instalação das telhas:

Gostou do conteúdo? Se sim, compartilhe com seu amigo que tem dúvidas sobre o assunto. 😃

Clique aqui para escolher a sua.