Indispensável para a construção civil, a desempenadeira é composta por uma base que pode ser de madeira, plástico ou metal, lisa ou dentada, e uma alça para apoio.
É usada para eliminar ondulações e desníveis em rebocos e argamassa, assim como para realizar rejuntes. Entretanto, se você já procurou por essa ferramenta alguma vez na vida, já deve ter percebido que existem vários tipos.
E agora? Quando usar cada uma? Qual escolher para sua construção ou reforma?
Abaixo, confira a lista de tipos de desempenadeira que podem ser usadas para aplicar porcelanato, revestimentos, pisos, cerâmicas, criar texturas, aplicar cimento, entre outras “coisitas” mais.
É um modelo usado por quem deseja um acabamento liso. Tem a base metálica lisa e reta e facilita o acabamento em argamassa, rebocos, pisos de concreto e gesso.
Ajuda a aplicar esses produtos e revestir superfícies, oferecendo um acabamento plano. Existe um tipo de desempenadeira lisa específico para aplicação e acabamento de gesso. Pode ser feita de madeira, plástico ou metal.
É o modelo que não pode faltar em uma obra que envolve aplicação de pisos e revestimentos.
Seus dentes criam sulcos que ajudam na fixação de revestimentos e pisos, garantindo durabilidade e qualidade para aplicação em azulejos, peças cerâmicas e pedras naturais.
Quando possuem dentes de 6 mm, são utilizadas para pastilhas de porcelana e vidro. Já os dentes 8 mm auxiliam no revestimento de pisos e paredes.
Super dentada em U
Se você está em busca de um tipo de desempenadeira ideal para porcelanato e grés, essa é a opção perfeita.
Possui dentes com raio de 10 mm e espaçamento uniforme. Essas características facilitam a aplicação e ampliam a vida útil da instalação.
Desempenadeira de borda redonda
É usada em aplicações que tem como base o concreto e cimento. Permite a criação de texturas e queima de pisos de cimento.
Também é a opção ideal para alisamento de concretagem. Sua borda arredondada ajuda no acabamento e contorno de pilares e tubos.
Desempenadeira de plástico, que também tem bordas arredondadas, ajudam na criação de texturas e efeitos para decoração de superfícies, como o revestimento grafiato.
Essa desempenadeira é revestida com espuma de 2cm de espessura. Sua densidade é especialmente desenvolvida para nivelar massas, argamassas e monocapas.
Se o seu objetivo é criar um acabamento em massa fina, esse tipo de desempenadeira é o mais indicado.
Desempenadeira emborrachada
Este tipo de desempenadeira também é uma opção para gerar acabamentos lisos. Entretanto, é mais usada para rebocos, rejuntamento, remoção de excessos de rejunte, e pode substituir a esponja.
Como o próprio nome sugere, é usada especialmente para criar efeitos e texturas. Também é um modelo de desempenadeira de plástico e pode ser usada, inclusive, para criar texturas em cantos e curvas.
Mini com borracha
Assim como a desempenadeira para texturização, esse modelo é usado para criar efeitos com os materiais que são aplicados nas paredes. Pode ser usada, inclusive, em texturas que envolvem o uso de tintas.
Esse tipo é usado, comumente, para facilitar o acabamento de argamassas de revestimento ou de contrapiso.
E aí? Já sabe qual entre os tipos de desempenadeira, é o ideal para a sua obra?
Pode ser que você precise de mais de uma desempenadeira para realizar todos os trabalhos que deseja na sua reforma. Por isso, torna-se interessante encontrar um local que reúne tudo o que você precisa.
Para mais informações, entre em contato pelo WhatsApp (92) 99132-0835. Ou nos chame nas redes sociais, @benylareconstrucao.
Deixar um comentário