Na hora de escolher pisos e revestimentos para uma obra é  necessário ter cuidado e atenção. Isso porque em certos locais alguns materiais devem ser evitados, já em outros existem espaços mais indicados. Sendo assim,  é necessário conhecer os tipos de porcelanato para fazer a escolha certa.

O porcelanato é um tipo de revestimento que vem sendo muito utilizado nos dias atuais. Pela sua beleza e durabilidade, é uma alternativa a outros materiais como a madeira e a cerâmica. Porém, é preciso entender suas variações e peculiaridades para não errar na hora da escolha.

Compostas principalmente por rocha e argila, o porcelanato passa por um processo de queima em alta temperatura, o que torna o material mais durável do que a cerâmica tradicional. Confira a seguir os 3 principais tipos existentes no mercado.

Porcelanato polido

O porcelanato polido tem uma superfície mais lisa em comparação com outros porcelanatos. Ainda é polido e recebe uma camada de impermeabilização quando finalizado.

Além disso, ainda possui um ótimo brilho, que é totalmente característico desse tipo de porcelanato. Reflete muito bem a luz e essa é sua propriedade única.

Graças a isso, pode-se dizer que o porcelanato polido promete uma sensação de ambiente mais amplo e limpo. Ou seja, mais sofisticação.

É importante ressaltar que o porcelanato polido é ideal para ambientes internos. Como tal, não é recomendado o uso ao ar livre ou em áreas abertas pois é um material muito escorregadio e resistente à água. Por esse motivo, deve ser evitado nas áreas úmidas da casa, como cozinhas, banheiros, lavanderias, quintais e varandas.

Porcelanato esmaltado

O porcelanato esmaltado é um piso liso que possui acabamento brilhante. O brilho  pode variar entre marcas e modelos que aparecem devido ao esmalte na superfície.

Tem diferentes tipos de acabamento superficial como: liso, brilhante, fosco ou rugoso, o que é bastante indicado para áreas molhadas como banheiros ou áreas externas, próximas ao banheiro, piscina, pois ajuda a prevenir acidentes.

Porcelanato acetinado

O porcelanato acetinado é aquele que tem um aspecto mais natural, sem o brilho.

Os porcelanatos tendem a ter acabamento e cor uniformes, são muito resistentes a fatores químicos e físicos, não sujam com facilidade, são práticos e duráveis.

Em particular, os porcelanatos acetinados são conhecidos por sua alta resistência a arranhões.

Esse porcelanato natural pode ser utilizado em diversas aplicações e composições decorativas.

Gostou de saber sobre os tipos de porcelanatos? Compartilhe com quem precisa conhecer essas informações.