Na hora de construir ou reformar, não é somente o preço que deve ser levado em consideração no momento de compra, mas também ter conhecimento sobre as propriedades, composição, uso e benefícios dos materiais é um fator muito importante.

Saber sobre os materiais vai te ajudar a comprar o material certo de acordo com a finalidade desejada.

A incompreensão da diferença entre cimento e argamassa é muito comum. Eles têm texturas e aparência muito semelhantes, e é por isso que muitas pessoas os confundem. No entanto, cada um deles tem funções muito diferentes. 

Cimento X Argamassa

O cimento é um pó fino com propriedades de aglomeração, aglutinação ou ligação, que endurece em contato com a água. Após a cura, mesmo quando exposto novamente à água, esse material não se decompõe novamente.

Misturando cimento, areia, brita e água, pode-se obter concreto para fundações, estruturas de concreto armado (pilares, vigas e lajes), pavimentos, pisos e pavimentos térreos.

Torna-se assim um material de extrema importância para toda obra, pois atua desde a parte mais básica até a mais complexa, pode-se dizer que é o verdadeiro protagonista da edificação.

A argamassa é uma mistura de cimento, agregado miúdo, água e possivelmente aditivos. Elas  podem ser de assentamento, revestimento, colante ou de rejuntamento.

Qual o mais forte: cimento ou argamassa?

Devido à sua composição, o concreto é mais resistente e durável que a argamassa, não é de se estranhar que seja utilizado na produção de diversos materiais, bem como na produção de artefatos de concreto. No entanto, a eficácia de cada um deles depende do uso e dos tipos de trabalho realizados.

Cimento e argamassa são todos usados ​​em alvenaria como aglutinante ou material de construção, mas embora esses materiais estejam intimamente relacionados, suas finalidades podem ser muito diferentes. Por isso, é necessário saber qual é a melhor opção de acordo com o seu tipo de projeto.

Agora que você já sabe qual o mais forte entre os dois, você pode começar a sua obra com quem entende de obra, passe aqui na Beny.