Se você está procurando um imóvel ou pretende apenas realizar algumas alterações na sua propriedade, provavelmente já deve ter pensado nas portas e janelas que deseja instalar.
O que merece sua atenção também são as maçanetas. Ainda que seja um acessório pequeno e que até mesmo passe despercebido, a verdade é que ele pode causar uma grande diferença, visto que complementa as portas de sua casa.
Pensando nisso, hoje vamos falar sobre os tipos de maçanetas para portas e dar dicas de como escolher.
Os tipos de maçanetas para portas
- Maçaneta Oval;
- Reta;
- Angular;
- Clássica;
- Contemporânea.
Atualmente existem diversos modelos disponíveis no mercado e sabemos que não é tão simples escolher o ideal. Portanto, continue a leitura a fim de entender suas diferenças.
Maçaneta oval
O tipo oval tem formato tubular, sem bordas definidas e curvadas nas extremidades. Geralmente, uma maçaneta oval é bastante lisa e polida.
Maçaneta reta
Esse tipo é reto e levemente arredondado, devendo ser combinado com fechaduras retas ou redondas.
Maçaneta angular
As maçanetas angulares podem ser combinadas com fechaduras quadradas, circulares ou retangulares. Ela tem formato retangular e apresenta bordas mais nítidas.
Maçaneta clássica
Possui estilo vitoriano tradicional e pode combinar com uma fechadura retangular grande e decorativa, sendo geralmente produzida em aço ou latão.
Maçaneta contemporânea
As maçanetas contemporâneas são modernas, minimalistas e extremamente elegantes, podendo ser encontradas em aço inoxidável, cromo, bronze e até mesmo pintadas da mesma cor que a porta.
Avalie o estilo da decoração
Pelo fato de hoje em dia existir uma grande variedade de maçanetas disponíveis no mercado, é totalmente possível encontrar modelos para todos os gostos. Desde peças divertidas e modernas, até as mais elegantes, clássicas e até mesmo rústicas.
Com tantas opções, é importante ficar atento para não errar e escolher um acessório que converse com a proposta decorativa do imóvel. Sendo assim, para ambientes com estilo mais moderno e minimalista, o ideal é investir em maçanetas da mesma cor da porta.
Além disso, a menos que se pretenda colocar um modelo diferente em cada cômodo da casa ou apartamento, é importante planejar o projeto com antecedência junto ao arquiteto ou designer.
Considere a cor da porta
Um puxador de porta de latão ou bronze antigo, por exemplo, é ideal para portas de cores quentes. Por outro lado, esquemas de cores mais frias se encaixam melhor a maçanetas de aço inoxidável ou cromo.
Em áreas tropicais ou próximas do mar, a maçaneta precisa resistir a fatores externos como o excesso de umidade e sal. Aqui, o aço inoxidável é uma boa escolha.
Conclusão
Lembre-se que a beleza não é tudo no momento de escolher sua maçaneta. É importante observar com atenção a qualidade da peça, de seu acabamento, o tipo de material e a reputação da marca.
Também é necessário lembrar que tanto maçanetas externas quanto internas precisam ser resistentes à violação e corrosão.
Lembre-se de ter um planejamento e a ajuda de um profissional especializado, como arquiteto ou designer de interiores, para garantir uma escolha certeira e que harmonize com seu ambiente.
Agora que você sabe quais são os tipos de maçaneta e como escolher a ideal para sua casa ou apartamento, já pode sair às compras.
Para mais informações, entre em contato pelo WhatsApp (92) 99132-0835. Ou nos chame nas redes sociais, @benylareconstrucao.
Deixar um comentário