Quando chega a hora de escolher o revestimento para o seu projeto, é normal se deparar com um monte de opções. Pisos para áreas externas e internas, com acabamento liso, brilhante ou opaco, seco ou molhado, além de ter uma peça mais bonita que a outra.

Essa infinidade de opções existe para que os projetos tenham pisos e revestimentos adequados ao estilo escolhido e às necessidades dos moradores do local.

Antes de elencarmos as diferenças entre porcelanato e cerâmica, os queridinhos do mercado, é necessário entender o que diferencia piso de revestimento, certo? Então vamos dar um passo de cada vez.

A principal distinção entre piso e revestimento é a maneira em que são aplicados. Enquanto os pisos só podem ser aplicados no chão, os revestimentos são aplicados no chão OU nas paredes, dependendo da resistência de cada um.

O porcelanato ganhou notoriedade nos últimos anos, podendo ser usado em projetos de designers e arquitetos famosos. Ele oferece tanto uma aparência mais refinada e elegante ao ambiente quanto praticidade de manutenção e limpeza.

A baixa absorção de água, cerca de 0,05%, é outra característica que “eleva a moral” do porcelanato no mundo arquitetônico. Por ter várias opções e estilos, ele tem destaque na versatilidade, elegância e aconchego ao ambiente em que é aplicado.

O porcelanato também é bem visto por causa de sua resistência. Afinal, é um piso que chega a 1.200 ºC. De regra, quanto mais alta a temperatura, maior é a resistência.

A sua composição também é requisitada. O porcelanato é produzido com o método de via úmida, sua massa é composta por uma mistura de argilas nobres e minerais.

As coberturas e decorações possuem geralmente as mesmas propriedades e formas de aplicação. A manutenção dos pisos também exige cuidados diferenciados. O porcelanato deve ser limpo com um pano umedecido, com água e detergente.

Conclusão

Tanto a cerâmica quanto o porcelanato exigem que o contrapiso esteja nivelado. Quanto maior a peça, mais atenção deve existir quanto ao nivelamento da base.

A argamassa adequada é fundamental para assentar o piso com perfeição e assegurar a resistência do material que será instalado. Portanto, fique atento ao tipo indicado para sua obra.

Quer saber mais sobre revestimentos, pisos e outros temas da construção e reforma? Visite o blog da Beny. São diversos materiais exclusivos, com dicas importantes que vão facilitar seu dia a dia!

Para mais informações, entre em contato pelo WhatsApp (92) 99132-0835. Ou nos chame nas redes sociais, @benylareconstrucao.