Quem trabalha com tintas, máquinas, ferramentas ou motores sabe bem que o uso de solventes é imprescindível. Atualmente, há vários tipos disponíveis no mercado hoje e o thinner é um deles.
Embora muitas pessoas pensem que o thinner serve apenas para diluir tintas e vernizes, sua função vai além disso. Também é indicado para limpeza e desengraxe em geral.
Ao contrário dos solventes, que são comumente usados para limpar e decompor substâncias, o Thinner é um diluente altamente absorvente que contém solventes em sua composição para facilitar a aplicação limpando tintas ou fazendo com que elas escorram mais facilmente sem comprometer suas propriedades.
Os diluentes devem ser usados com cuidado e de acordo com a tinta que você está usando. Escolher o diluente errado pode danificar o material de várias maneiras, como:
- Capacidade de secagem da tinta;
- Mudanças de cor;
- a tinta fica amarela;
- Branqueamento de tinta;
- Pode causar enrugamento;
Por isso, é importante ter atenção na hora de escolher o diluente ideal para a sua tinta.
Tipos de thinners e classificação no mercado
Thinner Multiuso (400): Próprio para limpeza em geral. Diluição de esmaltes sintéticos e primers para aplicações domésticas de baixa performance.
Thinner Nitro (500): Esse é indicado para diluir laca, primer, verniz e selador à base de nitrocelulose.
Thinner Acrílico (600): Indicado para atuar na diluição de tintas acrílicas em geral, promovendo resistência à umidade e ao branqueamento.
Thinner PU: Esse é o thinner ideal para tintas de poliuretano e poliéster.
Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com quem precisa conhecer essas informações.
Deixar um comentário