Você já deve ter olhado pro tomada do seu notebook ou secador e se perguntado em algum momento qual  serventia do terceiro pino dela. O plugue de três pinos consiste em um fio energizado, neutro e terra. Ele transporta eletricidade da fonte de alimentação para o aparelho, enquanto o fio neutro a devolve à fonte.

Esse padrão de tomada foi formulada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas. Em 2011, tornou-se  obrigatória e padronizada no Brasil.

Afinal, para que serve o terceiro pino da tomada?

O terceiro pino do plugue de três pinos é usado para fins de segurança. É uma ligação à terra de proteção que garante que qualquer falha elétrica no aparelho pode ser detectada e o circuito é automaticamente desligado da fonte de alimentação.

Isso ajuda a reduzir o risco de choque elétrico e danos aos aparelhos, além de fornecer proteção contra incêndios elétricos. O terceiro pino também ajuda a garantir que todos os aparelhos conectados a ele sejam aterrados corretamente, o que reduz ainda mais o risco de choques elétricos e outros ferimentos.

Então a função dele é proteger o seu eletrodoméstico de problemas da rede elétrica, como sobretensão e fugas de tensão. E assim o usuário fica protegido de eventuais choques elétricos!

Posso retirar o terceiro pino?

A resposta é não.

O terceiro pino é conectado ao aterramento, que serve para controlar a sobrecarga excessiva do dispositivo ou para dissipar a energia que permanece na superfície metálica.

Ele está ligado ao fio terra, que passa pela fiação da casa e é conectado a uma haste de metal que é cravada no solo, geralmente de cobre, daí o nome aterramento.

Todo o excesso de energia acaba no solo, evitando acidentes, queima de equipamentos e até choques ao entrar em contato com equipamentos energizados.

No entanto, o terceiro pino ainda não é muito útil em muitas residências no Brasil devido à ausência de fio terra na instalação e a haste ser enterrada. No entanto, isso não é motivo para remover o terceiro pino. Se você mudar sua fiação ou se mudar, este pino pode salvar vidas, inclusive a sua.

Gostou do conteúdo? Acesse o nosso site e fique por dentro das nossas novidades: www.beny.com.br