Peça fundamental em qualquer imóvel, o registro é responsável por controlar o fluxo ou bloquear a saída de água da instalação hidráulica.

Sem eles, nenhum cano resistiria intacto por muito tempo e, consequentemente, haveria vazamentos surpresas a qualquer hora.

São eles também os encarregados de conter a vazão de água em casos de vazamento, uma vez que basta fechar o registro hidráulico para fazer o conserto e amenizar qualquer estrago.

O que faz com que a vazão de água no registro de pressão seja controlada é seu espaço reduzido de passagem: dessa forma, você consegue ajustar a quantidade de água a ser liberada de acordo com a sua necessidade.

É importante salientar que há três tipos diferentes de registros no mercado: de pressão, de gaveta e de esfera. Cada um deles tem a sua funcionalidade e finalidade próprias.

Portanto, é imprescindível saber distinguir qual é o mais apropriado para cada parte da sua casa. Quer saber para que servem e em quais locais devem ser instalados? Continue a leitura até o final.

É uma peça hidráulica que tem a função de controlar o fluxo da água perto do ponto de uso. Ou seja, eles servem para comandar a vazão do líquido, aumentando ou diminuindo a pressão.

Em especial, eles são utilizados na instalação de chuveiros, afinal, quanto mais você abre, mais água cai. Assim, eles são usados sempre que for preciso acionar a água no momento do banho.

Além dos banheiros, esse modelo de registro de água também é muito utilizado em cozinhas. No momento da compra desse registro, você deve ficar atento a três detalhes:

  1. Se pretende usar água quente e fria, escolha um registro de encanamento que comporte as duas temperaturas.
  2. Se é funcional para casa ou para prédios. Isso interfere diretamente na forma de uso e na quantidade de água que ele vai fornecer.
  3. Todos os modelos de registro de pressão possuem sentido de fluxo e, por isso, no momento da instalação, você deve ter cuidado para posicioná-los da forma correta. Caso contrário, a passagem de água será impossibilitada.
Registros de gaveta

Também conhecidos como registro geral, são usados para bloquear por completo a passagem da água, como em casos de manutenção. Esses tipos de registro também devem ser instalados próximos aos seus respectivos pontos de uso, isto é, cada circuito hidráulico precisa ter o seu registro

Se houver dois ou mais banheiros na casa, é recomendada a instalação de, ao menos, dois registros – sendo um de pressão e outro de gaveta – para cada banheiro. Dessa forma, você consegue bloquear a saída da água do chuveiro, da torneira e do vaso sanitário.

Não há uma periodicidade específica para realizar a manutenção desse tipo de registro. O indício de que o produto deve ser reparado é a existência de vazamento de água.

Os registros de esfera, assim como o anterior, têm a função de bloquear totalmente a saída de água. No entanto, esse modelo de registro hidráulico é utilizado para instalações em caixas d’água.

Isso porque ele é mais resistente que os demais. Geralmente feito de PVC, aguenta altas pressões, corrosão, produtos químicos, além de ter uma vida útil maior.

O registro que liga o tubo da caixa até os pontos de uso deve ser instalado próximo à caixa d’ água, justamente para que seja acionado quando houver a necessidade de esvaziá-la por completo, em caso de limpeza.

Conclusão

Somado a tudo isso, é fundamental comprar registros hidráulicos de qualidade. Isso evita diversos transtornos, além do desperdício de água.

Agora que você conhece melhor os tipos de registros, pode escolher o que mais atende às suas necessidades e aplicar da forma certa. Na Beny, você encontra todos os modelos.

Mas não esqueça de uma dica valiosa: é sempre recomendável contar com a ajuda dos consultores.

Para mais informações, entre em contato pelo WhatsApp (92) 99132-0835. Ou nos chame nas redes sociais, @benylareconstrucao.