Uma janela bem localizada e que emoldure a paisagem, em princípio, é algo determinante para que um projeto seja bem feito. Mas não é só isso.

Tão importante quanto a estética, é fundamental avaliar as melhores opções de acabamento para proporcionar conforto para as pessoas que transitam no local.

Escolher o posicionamento, o dimensionamento e o tipo de material das esquadrias são tarefas que devem ser executadas com bastante atenção.

De aço ou alumínio, é fundamental conhecer as várias características das portas e janelas feitas com estas matérias-primas, para uma escolha certeira, conforme a área ou ambiente de aplicação.

Por isso, conhecer as principais características da porta de aço e porta de alumínio ajudam a entender qual é a melhor alternativa para seu projeto. A seguir, falaremos mais sobre ambas as opções.

Trata-se de uma versão produzida com ferro e carbono, apresentando robustez e maleabilidade, o que é interessante para quem deseja fazer um projeto personalizado de porta.

A porta de aço possui preço elevado e é mais suscetível à ferrugem, principalmente quando fica em contato direto com umidade, água da chuva ou maresia.

Se quiser evitar esses problemas, uma alternativa interessante é a porta de aço galvanizado.

O aço galvanizado possui uma camada extra de proteção de zinco, que evita que o metal entre em oxidação, de modo a manter a porta em ótimo estado por um longo período.

Versão disponível em modelos clássicos e com design moderno, atende diferentes estilos e gostos decorativos. A porta de alumínio normalmente é mais barata em comparação à de aço, o que possibilita economizar no acabamento do imóvel.

Além disso, também é mais resistente a danos, principalmente os que são provocados por intempéries e contato com a maresia, sem entrar em oxidação e ficar enferrujada com facilidade.

É uma opção interessante para instalação em cozinhas e lavanderias, especialmente quando se pensa no modelo clássico.

Se quiser instalar a porta na entrada do imóvel, é interessante investir em modelos com design moderno e diferenciado, para complementar a decoração com muito mais estilo e personalidade.

Qual a melhor porta?

A escolha da porta ideal envolve diferentes aspectos para suprir de forma eficaz às necessidades do imóvel, unindo bom acabamento, ótima resistência e durabilidade.

Entre os principais aspectos, destaque para:
  • Preço e custo-benefício da porta;
  • resistência a danos, especialmente se ficar exposta ao sol e chuva;
  • Se há maresia na região.

A recomendação geral é escolher a porta que melhor atende esses aspectos, apresentando excelente custo-benefício e maior resistência a danos.

Neste caso, a porta de alumínio é a que mais se destaca como o melhor investimento a ser feito.

Para concluir, em termos de comparação, o aço é mais resistente e mais pesado. Já o alumínio tem um pouco menos de resistência, porém é mais leve e apresenta maior versatilidade.

Assim, mesmo com toda a mão de obra utilizada, e a necessidade de pintura exigida para um projeto em aço, o alumínio por fim acaba sendo um pouco mais caro.

Para se ter uma ideia, no projeto de uma mesma plataforma em alumínio e aço, serão obtidos custos diferentes: o alumínio pode ser cerca de 10 a 15% mais caro que o aço.

Porém, o uso do alumínio compensa por suas inúmeras vantagens. Por isso, antes de avaliar o custo de cada material, será preciso compreender todas as necessidades do projeto.

Aqui você encontra os principais modelos de portas, além da qualidade e aquele precinho beny que todo mundo conhece.

Entre em contato pelo WhatsApp (92) 99132-0835. Ou nos chame nas redes sociais, @benylareconstrucao.