A água costuma ser usada para diversas finalidades, como beber, lavar os alimentos, tomar banho ou higienizar o ambiente. Para que consigamos aproveitar esses propósitos, entretanto, a água deve ser limpa e estar devidamente armazenada em uma caixa d’água bem estruturada, certo?

Quando isso não acontece, corremos o perigo de entrar em contato com um material contaminado que, por sua vez, é capaz de afetar as pessoas, causando uma série de doenças graves. Ou seja, um verdadeiro perigo!

De tempos em tempos, uma caixa d’água pode acumular alguns resíduos, o que torna extremamente necessário “dar uma geral” para eliminar a sujeira e evitar o entupimento dos canos. Por esse motivo, é essencial que todos os moradores aprendam como limpar esse reservatório.

Saber como limpar a caixa d’água é menos complicado do que parece, e qualquer indivíduo pode realizar essa tarefa sozinho. Tudo o que você precisa é utilizar as ferramentas adequadas e ter bastante disposição e atenção

Com o recipiente higienizado, é possível ainda proteger a saúde de toda a família ou, ao menos, daqueles familiares que residem no local. Caso esteja se perguntando: “por onde eu começo?”, fique tranquilo.

No blog de hoje, vamos dar dicas sobre como completar essa missão. É só acompanhar a leitura até o final…

Como limpar a caixa d’água em 10 passos:

Passo 1: Comece o processo fechando o registro de entrada de água. Essa etapa é essencial para evitar desperdícios e ajudar na limpeza.

Passo 2: Esvazie o reservatório. Para não deixar a família sem água durante o seu trabalho, considere reservar um pouco do líquido em baldes, garrafas e demais recipientes.

Passo 3: Não esvazie completamente a caixa d’água. Em vez disso, deixe um palmo acumulado no reservatório. Quando atingir esse nível de água, feche completamente o registro de saída para que nenhum produto químico chegue nos canos da residência.

Passo 4: Comece a limpeza pelo fundo do reservatório. Depois, higienize as paredes. Esse processo pode ser feito com a ajuda de esponjas, panos limpos ou escovas.

Passo 5: NUNCA utilize produtos químicos durante a faxina. Sabões e detergentes, por exemplo, devem ser deixados de lado. Toda a limpeza será realizada com o uso dos panos, esponjas ou escovas específicas para essa finalidade.

Passo 6: Após cumprir todas as cinco primeiras etapas, enxague o local. Com a ajuda dos panos limpos, remova toda a água que ficou acumulada na caixa. Lembre-se: jamais jogue o líquido sujo no encanamento da casa.

Passo 7: Abra o registro externo e permita que o reservatório se encha novamente. Ao longo dessa etapa, mantenha a saída de água tampada para a tubulação da casa.

Passo 8: Assim que a caixa estiver cheia, coloque dois litros de água sanitária para a medida de 1.000 litros de água encanada. Espere, aproximadamente, duas horas e não utilize o líquido armazenado durante esse período.

Passo 9: Feche o registro mais uma vez e abra a saída de água da estrutura para o encanamento, permitindo que a água “nova” desça pela tubulação.

Passo 10: Encha o reservatório novamente, abrindo o registro e permitindo que o abastecimento volte a funcionar. Finalize o processo tampando bem a caixa para evitar a entrada de mosquitos, sujeiras ou animais.

Dica extra: não se esqueça de realizar esse processo a cada seis meses para que o funcionamento da estrutura nunca deixe a desejar.

Materiais necessários para a limpeza

Para conseguir alcançar um resultado satisfatório na limpeza, você também precisará contar com o auxílio de alguns produtos específicos. Portanto, tente já ir separando cada um desses materiais, para que nenhum item fique de fora durante o processo:

  • um ou mais panos limpos;
  • uma esponja;
  • uma luva de borracha;
  • uma escova composta por cerdas macias;
  • água sanitária.

Não armazene produtos químicos ou sujos perto do local, uma vez que eles podem entrar em contato com o líquido e prejudicar a sua rede de abastecimento.

O mesmo vale para o estoque de itens alimentícios. Quando guardados perto da caixa d’água, eles são grandes atrativos para ratos, baratas e outros animais portadores de doenças.

E então, gostou das nossas dicas? Esperamos que sim! Para continuar por dentro de outros conteúdos como este, aproveite para seguir a Beny Lar e Construção.

Para mais informações, entre em contato pelo WhatsApp (92) 99132-0835. Ou nos chame nas redes sociais, @benylareconstrucao.