Está pensando em construir ou reformar sua casa? O primeiro passo é comprar os materiais. Mais importante que adquirir os produtos, entretanto, é não precisar trocá-los por qualquer erro.
Por isso, é extremamente necessário entender a procedência das mercadorias. Afinal, o mau uso do material pode resultar em uma obra mal acabada. Diante disso, no blog de hoje vamos explicar a diferença entre argamassa, rejunte e cimento.
O cimento é utilizado para elaborar o concreto, assentar blocos e criar a massa do reboco (que é utilizada como acabamento depois de erguida a parede).
Já a argamassa serve para fazer o assentamento dos pisos, enquanto o rejunte é necessário no processo de acabamento entre as juntas dos pisos. Destrinchamos as características de cada um deles mais abaixo.
- Cimento CP-I: Tem apenas o gesso como aditivo, o qual desacelera o endurecimento do cimento permitindo um tempo maior para a aplicação.
- Cimento CP-II: sua composição conta com vários aditivos no qual resulta em menor liberação de calor quando entra em contato com a água. Trata-se de um cimento super versátil e que pode ser utilizado em todas as etapas da construção.
- Cimento RS: Indicado para construções em locais como redes de esgotos, ambientes industriais e que estão em contato com a água do mar.
- Cimento Branco: pode ser estrutural (não fica cinza e ressalta melhor a arquitetura) e não estrutural (utilizado para rejuntar azulejos). Jamais deve ser usado em concreto estrutural, pois não possui a resistência adequada para esse fim.
Assim como o cimento, a argamassa é fundamental para a construção. Sua principal função é assentar tijolos, azulejos, blocos cerâmicos, revestimentos de parede, granitos, pisos porcelanatos e pisos cerâmicos.
Também é tido como um excelente material para corrigir ondulações e nivelar paredes, tetos e pisos.
O rejunte é utilizado no acabamento entre as juntas e tem como objetivo unir as peças de um revestimento a fim de evitar fissuras e infiltrações.
Ele é produzido com cimento, grãos de areia muito finos e aditivos químicos, cumprindo o importante papel de manter os revestimentos vedados, longe da umidade, além da função estética.
Agora que você reconhece as diferenças entre cimento, argamassa e rejunte, está esperando o que para iniciar sua construção? Arregace as mangas e mãos à obra!
Para mais informações, entre em contato pelo WhatsApp (92) 99132-0835. Ou nos chame nas redes sociais, @benylareconstrucao.
Deixar um comentário