O amazonense pode viver até sem celular, mas não sem um ventilador. Afinal, o segundo sol prometido por Cássia Eller parece que já chegou em Manaus, não é mesmo?

Diante deste contexto, não adianta ter o “diamante” na mão se ele não estiver lapidado. Isto é, do que importa um ventilador sujo que não refrigera o ambiente? Só serve para fazer aquele barulho gostoso na hora de dormir.

O ventilador costuma juntar poeira, o que pode fazer mal à saúde e até prejudicar o funcionamento do próprio equipamento. Quer saber como fazer a limpeza para que, assim, ele cumpra seu melhor desempenho? Confira abaixo!

À primeira vista, pode parecer complicado fazer a higienização do ventilador por causa da grade e das hélices. Por isso, o primeiro conselho é: desligue o aparelho.

No tutorial que preparamos, você descobrirá que é uma tarefa mais simples do que parece! São dicas e truques simples que vão facilitar de vez o seu dia a dia e ainda manter os ventiladores da casa e do trabalho limpos.

Não importa se o ventilador é de teto ou de chão, a limpeza periódica evita problemas respiratórios.

Com o aspirador de pó

O aspirador de pó é o único material necessário para a limpeza, além de chave de fenda para desmontar a peça e fazer uma limpeza mais completa e caprichada. Para finalizar, use um pano úmido.

Use um pano umedecido para limpar o ventilador

Antes de mais nada será preciso abrir o ventilador para ter acesso direto às suas hélices. Uma vez que o equipamento já está aberto é hora de começar a limpeza. Passe um pano seco na grade e nas hélices para tirar o excesso de poeira.

Depois, pegue um pano umedecido e acrescente nele um pouco de detergente ou sabão neutro. Passe por toda a área que você tirou a sujeira e depois seque com um pano limpo. Depois, feche a grade e ligue o ventilador para ter certeza de que está tudo bem preso e pronto!

Limpeza da base

A limpeza da base do ventilador, onde fica o controle da velocidade, é mais simples que as demais, sendo necessário apenas um pano seco para tirar o pó. O mesmo vale para a região do motor, que não pode ser exposta à água.

Limpe o motor do ventilador

Para limpar o motor, basta usar um pano macio umedecido apenas em água ou em água e sabão neutro. Para evitar problemas elétricos, nunca lave o motor e a base.

Dica extra: como limpar ventilador de teto

Antes de mais nada, certifique-se que o aparelho está desligado. Isso irá evitar possíveis choques, que podem ser bem perigosos. Suba em uma escada grande o suficiente para que você não tenha que se esticar para limpar o aparelho.

Depois, é basicamente repetir o processo de limpeza que você já fez no ventilador de chão ou de parede. Após passar o pano úmido em tudo, tente usar um seco para tirar o excesso de água. Então, espere-o secar normalmente antes de religá-lo, precaução necessária para evitar qualquer tipo de curto.

É importante ressaltar que alguns ventiladores vêm acompanhados de manual de instrução, que contém informações sobre como deve ser feito o procedimento de limpeza.

Se tiver ele em mãos, não deixe de consultá-lo para saber qual é a melhor forma de limpar o seu modelo de ventilador.

E então, gostou das nossas dicas? Para continuar por dentro de outros conteúdos como este, aproveite para seguir a Beny Lar e Construção.

 Para mais informações, entre em contato pelo WhatsApp (92) 99132-0835. Ou nos chame nas redes sociais, @benylareconstrucao