Peça fundamental em qualquer imóvel, o registro é responsável por controlar o fluxo ou bloquear a saída de água da instalação hidráulica.
Sem eles, nenhum cano resistiria intacto por muito tempo e, consequentemente, haveria vazamentos surpresas a qualquer hora.
São eles também os encarregados de conter a vazão de água em casos de vazamento, uma vez que basta fechar o registro hidráulico para fazer o conserto e amenizar qualquer estrago.
O que faz com que a vazão de água no registro de pressão seja controlada é seu espaço reduzido de passagem: dessa forma, você consegue ajustar a quantidade de água a ser liberada de acordo com a sua necessidade.
É importante salientar que há três tipos diferentes de registros no mercado: de pressão, de gaveta e de esfera. Cada um deles tem a sua funcionalidade e finalidade próprias.
Portanto, é imprescindível saber distinguir qual é o mais apropriado para cada parte da sua casa. Quer saber para que servem e em quais locais devem ser instalados? Continue a leitura até o final.
É uma peça hidráulica que tem a função de controlar o fluxo da água perto do ponto de uso. Ou seja, eles servem para comandar a vazão do líquido, aumentando ou diminuindo a pressão.
Em especial, eles são utilizados na instalação de chuveiros, afinal, quanto mais você abre, mais água cai. Assim, eles são usados sempre que for preciso acionar a água no momento do banho.
Além dos banheiros, esse modelo de registro de água também é muito utilizado em cozinhas. No momento da compra desse registro, você deve ficar atento a três detalhes:
- Se pretende usar água quente e fria, escolha um registro de encanamento que comporte as duas temperaturas.
- Se é funcional para casa ou para prédios. Isso interfere diretamente na forma de uso e na quantidade de água que ele vai fornecer.
- Todos os modelos de registro de pressão possuem sentido de fluxo e, por isso, no momento da instalação, você deve ter cuidado para posicioná-los da forma correta. Caso contrário, a passagem de água será impossibilitada.
Registros de gaveta
Também conhecidos como registro geral, são usados para bloquear por completo a passagem da água, como em casos de manutenção. Esses tipos de registro também devem ser instalados próximos aos seus respectivos pontos de uso, isto é, cada circuito hidráulico precisa ter o seu registro
Se houver dois ou mais banheiros na casa, é recomendada a instalação de, ao menos, dois registros – sendo um de pressão e outro de gaveta – para cada banheiro. Dessa forma, você consegue bloquear a saída da água do chuveiro, da torneira e do vaso sanitário.
Não há uma periodicidade específica para realizar a manutenção desse tipo de registro. O indício de que o produto deve ser reparado é a existência de vazamento de água.
Os registros de esfera, assim como o anterior, têm a função de bloquear totalmente a saída de água. No entanto, esse modelo de registro hidráulico é utilizado para instalações em caixas d’água.
Isso porque ele é mais resistente que os demais. Geralmente feito de PVC, aguenta altas pressões, corrosão, produtos químicos, além de ter uma vida útil maior.
O registro que liga o tubo da caixa até os pontos de uso deve ser instalado próximo à caixa d’ água, justamente para que seja acionado quando houver a necessidade de esvaziá-la por completo, em caso de limpeza.
Conclusão
Somado a tudo isso, é fundamental comprar registros hidráulicos de qualidade. Isso evita diversos transtornos, além do desperdício de água.
Agora que você conhece melhor os tipos de registros, pode escolher o que mais atende às suas necessidades e aplicar da forma certa. Na Beny, você encontra todos os modelos.
Mas não esqueça de uma dica valiosa: é sempre recomendável contar com a ajuda dos consultores.
Para mais informações, entre em contato pelo WhatsApp (92) 99132-0835. Ou nos chame nas redes sociais, @benylareconstrucao.
Deixar um comentário