A crise hídrica de 2021 (e que segue sem previsão de normalidade) no Brasil teve como causa desencadeadora a pior seca em 91 anos.
Fato este que reduziu a níveis críticos os reservatórios das hidrelétricas do Centro-Oeste e do Sul, fontes de 70% da energia hidráulica do país.
A população, claro, está preocupada com um possível racionamento de energia. Como consequência, cresce a procura pela caixa d’água nas lojas de materiais de construção.
No entanto, esse elemento sempre foi necessário em qualquer obra, pois garante o abastecimento e se adapta a diversos tipos de projeto.
Os reservatórios domiciliares podem ser fabricados com diferentes materiais. Quando se trata de edificações baixas, com altura relativa à de um sobrado, não há, em geral, a necessidade de reservatórios inferiores.
Portanto, são empregados apenas os reservatórios superiores. No caso de edifícios, que são construções de altura elevada, o sistema de reservação conta com os dois tipos.
São eles: o inferior, que tem a função somente de armazenar, enquanto o superior tem a função de armazenar e pressurizar a água conduzida aos apartamentos.
Tipos de caixa d’água
Após um longo período com predominância dos reservatórios de fibrocimento, que continham amianto em sua composição (material que foi proibido no Brasil), passaram a ser utilizados outros materiais.
Atualmente, as opções mais empregadas são:
- Polietileno: Regulamentado pela norma ABNT NBR 14799;
É o material mais utilizado no mundo na fabricação de reservatórios de água. São leves e flexíveis, além de possuírem uma superfície mais lisa que facilita a limpeza. Porém, exigem cuidados na instalação.
Devem ser instalados sobre uma superfície plana e horizontal, os furos devem ser executados somente nas áreas indicadas pelo fabricante e não devem ser submetidos a vibrações (de uma bomba, por exemplo).
- Aço inox: Regulamentado pela norma ABNT NBR 14863;
Tem como características a maior resistência a impactos e durabilidade, além do material proporcionar também uma maior facilidade de limpeza e, dependendo do local de instalação, pode manter a temperatura da água mais fresca.
Tem como desvantagem o preço, quando comparado aos reservatórios de material plástico;
- Poliéster reforçado com fibra de vidro: regulamentado pela norma ABNT NBR 8220;
Os reservatórios de poliéster reforçado são formados por placas modulares e podem ser montados no local da obra. São indicados para reservatórios de grande capacidade.
A fibra de vidro é um produto leve, porém não apresenta grande resistência a impactos e a perfurações, o que dificulta a sua manutenção.
A instalação também deve ser feita sobre uma superfície plana e horizontal, e os furos também devem ser feitos nos locais indicados pelo fabricante. Tem como vantagem o preço, se comparado aos reservatórios de polietileno e de inox.
Como escolher a melhor opção de caixa d’água para o seu projeto?
Para escolher a melhor opção de caixa d’água para a sua construção é necessário, primeiramente, analisar alguns aspectos: material, qualidade, durabilidade e quantidade de pessoas que serão abastecidas pelo reservatório.
Sistema de reservação em edifícios
A função e a localização do sistema de reservação podem ser determinantes na escolha do seu tipo de material.
Por exemplo: um reservatório inferior, se enterrado, é usual que seja em concreto armado. Se apoiado no piso do subsolo, pode ser em concreto ou constituído pelos outros materiais citados.
Antes de decidir qual é a caixa d’água ideal para a sua obra, devemos avaliar as características do projeto, calcular a capacidade mínima de armazenamento e verificar o local de instalação.
O local deve ter fácil acesso, uma altura que proporcione uma pressão suficiente para os pontos de consumo e possuir uma superfície plana e horizontal que suporte a carga da água mais o peso próprio do reservatório.
Todos os reservatórios devem garantir a potabilidade da água, permitir a inspeção e uma manutenção adequada, além de suprir a edificação em caso de interrupção no fornecimento de água por, no mínimo, um dia.
Gostou do tema de hoje? Qualquer dúvida, já sabe: entre em contato pelo WhatsApp (92) 99132-0835, ou nos chame nas redes sociais, @benylareconstrucao.
Deixar um comentário