Tintas para acabamento

Tinta fosca, semibrilho ou acetinada: qual devo escolher?

A tarefa de escolher a tinta perfeita pode não ser tão fácil. Afinal, com milhares de opções de cores e marcas, qual seria a melhor? Para ajudar você a definir a tinta perfeita, reunimos algumas dicas de ouro que irão fazer toda a diferença. Confira!

Aqui vão opções de tinta de acordo com o acabamento:

Acabamento semibrilho: É ele que deixa a aparência da parede brilhosa. Além de ser muito bom para refletir luzes, é mais fácil de limpar e mais resistente ao mofo; 

Acabamento fosco: Ao contrário do semibrilho, o fosco é mais opaco e deixa um aspecto aveludado na superfície. As tintas com esse acabamento são ótimas para as paredes que possuem imperfeições, porém, ele mancha muito mais facilmente. Sendo assim, não é ideal para lugares que tendem a acumular sujeiras. 

Acabamento acetinado: é conhecido como um meio termo entre as duas versões anteriores. Pode ser uma boa opção para quem tem dúvidas de qual tipo escolher, já que ele possui um brilho discreto e é muito fácil de limpar.

Depois de escolher a melhor opção para seu ambiente, o momento de aplicação deve ser feito com todo o cuidado possível, isso porque, se bem trabalhada, a tinta vai performar melhor e o espaço ficará incrível. Do contrário, poderá não ter um resultado positivo. 

Vamos te ajudar com algumas dicas importantes na hora de aplicação, confira!

Primeiro, prepare a superfície que irá receber a tinta passando uma vassoura de cerdas macias na parede para remover o excesso de pó e sujeira que fica grudado e partes soltas.

Após essa preparação, dilua a tinta em água potável. Nesse ponto é importante observar as instruções do fabricante. Depois disso, aplique uma demão de tinta e aguarde em torno de 3 horas para a secagem dela.

Lixe com uma lixa bem fina, de preferência usada, para remover possíveis partículas de poeiras, procure por eventuais retoques, e aplique uma demão da tinta diluída em água potável ou observe a orientação do fabricante. 

Ah, aí vai mais uma dica: utilize, em todo o processo, um rolo de lã, anti gotas de espessura baixa para que a pintura fique o mais uniforme e lisa possível, além de evitar desperdício e facilitar a pintura.

Se animou para pintar uma parede? Com essas dicas, você vai sem dúvidas acertar em cheio na sua escolha. Pode até ser uma simples mudança, mas com a cor e o acabamento certo, o seu ambiente vai se renovar por completo!

Vem conferir os melhores produtos para sua obra aqui na Beny Lar e Construção! 

Acesse nosso site beny.com.br/ ou whatsapp.