Com a disseminação do uso do porcelanato para revestir os ambientes, é comum surgirem dúvidas com relação aos cuidados e à maneira correta de limpar este tipo de piso.

Antes de sair por aí comprando todos os produtos da prateleira, é importante entender que, ainda que seja um material extremamente resistente com absorção de água quase nula, o porcelanato necessita de alguns cuidados especiais na hora da limpeza para garantir que a sua beleza natural dure por mais tempo.

Dessa forma, ele é um tipo de revestimento compacto, com aparência vitrificada, muito resistente, menos suscetível à dilatação térmica e baixa capacidade de absorção de água. Outra vantagem do porcelanato é ser menos vulnerável a manchas.

Por esse motivo, preparamos este post com dicas e dúvidas frequentes. Seguindo cada uma das nossas instruções, você vai conseguir manter seu porcelanato sempre bonito e limpo, sem preocupações!

Limpeza pós-obra

É necessário que essa etapa pós-obra seja feita cuidadosamente, pois ainda pode haver algum resquício de materiais abrasivos na superfície do porcelanato, como cimento e grãos de areia.

Até a limpeza final, é muito importante esperar a argamassa secar. Antes disso, não é indicado passar nem a própria água por cima do rejunte depois que ele for aplicado. Após a secagem, no entanto, já é possível caprichar na limpeza.

Ela deve ser feita com uma esponja umedecida em água. Limpe totalmente o revestimento, para evitar manchas. Em seguida, remova as manchas que podem ter aparecido e deixe o piso com aparência perfeita.

Por fim, o produto deve ser removido com água até o final, de modo a não ficar nada sobre o piso. Se ainda houver resíduos, o processo deve ser repetido.

Essa etapa deve ser realizada sete dias após o assentamento. Basta diluir o produto em água, deixar agir pelo tempo indicado na embalagem e limpar com o lado amarelo da esponja.

 Você também pode utilizar saponáceo cremoso (CIF) ou o Veja Cloro Ativo no rejunte. Para isso, aplique o produto puro sobre o rejunte, deixe agir por dez minutos e, depois, use o lado amarelo de uma esponja.

Uma opção ótima que funciona de forma paliativa para a limpeza é o vinagre. Com ele é possível remover o excesso de rejunte que fica na peça sem danificar.

Limpeza diária

No dia a dia, é fácil deixar o seu porcelanato lindo e brilhante. Para a limpeza ser de fato eficiente, basta seguir os quatro passos abaixo:

  1. Utilize uma solução de limpeza que contenha uma colher de sopa de detergente ou sabão neutro, diluído em cinco litros de água;
  2. Varra o piso com uma vassoura de cerdas macias para não arranhar;
  3. Passe um pano de chão molhado;
  4. Seque o piso com um pano seco para que não fiquem manchas.

Caso ainda permaneça sujeira impregnada sobre o produto, deixe a solução de detergente e água agir sobre o piso por mais alguns minutos, não muitos, e depois esfregue com escova ou vassoura de cerdas macias.

Não utilize palha de aço ou produtos similares, já que eles podem riscar, danificar e retirar o brilho do porcelanato ou do esmalte do revestimento. Depois, enxágue bem somente com água e seque com um pano limpo.

Dicas para uma maior conservação do revestimento
  • Sujou, lavou! Não espere para higienizar o porcelanato após algum acidente, isso pode comprometer a qualidade do produto e fazer com que o processo de limpeza se torne ainda mais complicado;
  • Coloque tapetes na entrada dos cômodos. Dessa forma, ao entrar em casa, o piso não vai se sujar com tanta facilidade;
  • Cuidado ao misturar os produtos. Leia muito sobre a especificidade de cada um e certifique-se de que eles são boas opções para o porcelanato;

Proteja os pés dos móveis com algum material macio, como o feltro, para reduzir a possibilidade de formação de riscos (quando for o caso de pisos).

ATENÇÃO AO QUE NÃO FAZER
  • NÃO deixe o sabão agir: a composição do sabão, assim como a de outros produtos, faz com que ele tenha componentes químicos agressivos, que servem para realizar uma limpeza eficiente. No entanto, devem entrar em contato com o revestimento por pouco tempo, já que a ação prolongada costuma gerar danos.
  • NÃO use esponjas ou utensílios ásperos: tome cuidado com esponjas muito duras ou grosseiras, lãs de aço (como o Bombril) ou a vassoura, no caso de revestimentos mais brilhantes e sensíveis.
Produtos contra-indicados

A utilização de produtos não indicados pode ocasionar um “ataque químico”, deixando a superfície porosa e acarretando no surgimento de manchas, riscos e opacidade no piso.

Por isso, nada que contenha flúor e seus derivados, principalmente o ácido fluorídrico, encontrado no semorin, brilha alumínio, brilhol e outros destinados à limpeza de alumínio.

Além disso, utilizar produtos que contenham hidróxidos (potássio, sódio etc.) em alta concentração pode causar alterações no brilho superficial de porcelanatos polidos se expostos por mais de dez minutos.

Por isso, nunca utilize sobre as peças:
  • Sabão em pó;
  • Ceras;
  • Escovas;
  • Ácidos;
  • Soda cáustica.

 Se precisar de maiores orientações técnicas, consulte um dos nossos atendentes. Lembre-se que nossa equipe está sempre à sua disposição. Quer outras dicas legais para o seu imóvel? Acompanhe o blog da Beny.

Para mais informações, entre em contato pelo WhatsApp (92) 99132-0835. Ou nos chame nas redes sociais, @benylareconstrucao.